ALFAZEMA

Esta é interessante pois seu perfume é tão suave que não dá pra resistir e como se não bastasse quanta coisa coisa boa pra gente usar, sabonete, óleo, chás, banhos, etc...etc...


Imagine depois de um dia de muito trabalho chegar em casa encher a banheira de água bem quentinha, colocar extrato de alfazema á vontade...hum.....e é claro entrar....não dá pra descrever.....hehehehe




agora veja o quanto essa planta pode fazer pela gente.....




LAVANDA
OU
ALFAZEMA



NOME CIENTÍFICO : LAVANDULA OFFICINALIS, LAVANDULA VERA

CURIOSIDADES : Muito antes de serem inventados os produtos especiais para a higiene, como sabonetes, sais, desodorantes etc...os romanos já usavam a lavanda em seus famosos banhos. Aliás, lavanda em latim quer dizer “lavar”. Usavam também o óleo para matar piolhos, pulgas, percevejos e todos os insetos que infestavam as casas. Mais interessante é que, sem saber como aconteciam as infecções e o que eram os micróbios, tratava seus ferimentos e queimaduras com óleo e essência de lavanda.

USO MEDICINAL : Um fantástico tratamento contra insônia, é um banho com óleo de lavanda, que relaxa a musculatura e acalma os nervos. O óleo também é usado nas juntas doloridas de artrite e reumatismo. Os poderes de restauração na pele queimada são incríveis, e para picadas de insetos e mesmo mordida de cobras sua eficiência é comprovada. A tintura fortalece os cabelos, e em gotas, na água fervendo, em inalações, cura rapidamente gripes e resfriados, seu chá é também indicado pra restabelecer o fluxo menstrual, asma, bronquite, dores de cabeça, enxaqueca, gases intestinais pela sua propriedade antiespasmódica.

NA COSMÉTICA : Usada para perfumar sabonetes, sais, loções, desodorantes, etc...

ASPECTO MÁGICO : Significa pureza, castidade, longevidade e felicidade. Dormir sobre alguns ramos acaba com toda a depressão e um banho cheiroso com flores e folhas é considerado o purificador ideal. É a limpeza do corpo levando pureza e serenidade ao espírito. No norte da África as mulheres usam as flores e folhas como proteção contra os maus tratos dos maridos.

0 comentários: