CALÊNDULA

Gosto muito de cortar só as flores bem rentes e colocá-las num recipiente cheio d´água. Iluminam qualquer cantinho da sala e parecem trazer um pouco de sol do jardim para dentro de casa.


Além de planta ornamental, pois suas flores são lindas, a calêndula tem aplicações medicinais, cosméticas e culinárias.











Na medicina: A Calêndula tem propriedades sedativas, sudoríferas, anti-sépticas, cicatrizantes e emenagogas cienfificamente comprovadas. Pode ser usada para aliviar cólicas, dores de estômago, resfriados e até tuberculose, mas é nas doenças da pele que mostra todo o seu poder. É antiinflamatório e tem fantásticas propriedades cicatrizantes, devendo ser usado para todas as ulcerações da pele, impetigo e ferimentos.


É um dos remédios naturais mais importantes para os bebês. As pétalas, quando reduzidas a pó, podem ser usadas como talco, e o chá é ótimo para dar banhos nos olhos e no corpo das crianças e de todas as pessoas de pele sensível.





Na cozinha: hoje a calêndula não é mais considerada comestível, mas já foi quase um vegetal e era usada junto com as folhas verdes tipo espinafre e agrião. Na época do Renascimento as mercearias européias ofereciam, junto com outras mercadorias, barricas de pétalas secas de calêndula, que eram usadas para melhorar o sabor das sopas e colorir queijos e manteigas. Ainda hoje é usada como corante e muitas vezes substitui o açafrão por ser barata e fácil de conseguir. Na moderna culinária natural já se fala em sanduíches de calêndula, que são feitos com uma pasta de maionese, creme de leite, pétalas de calêndula batidinha e gergelim.





No aspecto mágico: uma guirlanda de calêndula na porta impede a entrada de qualquer tipo de mal, e quem quiser que os sonhos se tornem realidade é só colocar um buquê debaixo da cama. Na Inglaterra elizabetana a jovem que não sabia como escolher entre dois pretendentes costumava passar no corpo uma mistura de calêndula, tomilho, losna e manjerona macerada em vinho e mel. Depois era só rezar para São Lucas e pedir para sonhar com o noivo mais adequado. Parece que os casamentos duravam mais do que hoje....hehehe....


Uma das lendas mais bonitas é aquela que nos conta que a menina qua andar descalça em cima das pétalas de calêndula vai conseguir entender a linguagem dos pássaros....Lindinho....





Até mais....

0 comentários: