ERVA DOCE

Quem nunca ouviu falar do chá de erva doce....








Esta planta já era cultivada pelos egípcios em 1500 AC para alimento, bebida e remédio. Em outros tempos nativa no Mediterrâneo e Ásia Menor. Também cultivada no México. Como é uma planta muito comum, pode ser encontrada em diversos países.


A Erva Doce ou Aniz é bem conhecida como aromatizante de licores, tais como o Pernod, o Anisette, o Ouzo, aos quais confere seu aroma doce e agradável.

Na Cozinha: utilizada em verduras cozidas, sopas, recheios, saladas de frutas e tortas de maçã. Muito utilizada sob forma de semente para temperar biscoitos, pães e bolos (o de fubá já é tradicional). Vai também em tortas de frutas, maçãs assadas, caldas de doces e canapés.As sementes também temperam e dão aroma às carnes, linguiças na grelha, salames. Suas folhas dão um toque especial às saladas e feijão branco. Os europeus costumam por um galhinho com folhas nos picles e conservas. As sementes maceradas lentamente na aguardente fazem o licor anisete.No quentão, tira o gosto ardido do picles, suavizando o sabor....


Na Medicina: Como erva medicinal foi muito usada na Grécia Antiga para curar soluços e, na Escandinávia, é até hoje um dos principais remédios naturais contra a flatulência. É rico em sais minerais e, por esta razão, deve ser usado nas dietas que proíbem o sal. Aumenta o leite das jovens mamães e também das vacas e ovelhas e é ainda considerado um sonífero vegetal. Aliás, o nome dill, aneto em ingles, vem de uma antiga palavra nórdica que significa "dormir". Para as cólicas dos bebês um chazinho de erva doce é infalível.


Na Cosmética: A erva doce é utilizada na cosmética pelas suas propriedades de remover impuresas, sob forma de sabonetes, suavizando a pele. Tem também efeito anti-rugas....Bom né?


No aspecto Mágico: é a erva de proteção. Um saquinho com erva doce perto do coração afasta o olho gordo e atrai bons fluídos. É uma proteção segura contra todos os ataques das feiticeiras, que fogem quando sentem o cheirinho doce e gostoso que busca o amor eterno e verdadeiro.

Até Mais...

1 comentários:

Unknown disse...

Olá...

A foto da erva doce que você colocou no seu post é minha... Fico contente que ela seja útil para fins de informação... Mas gostaria que você linkasse ela com o endereço original...

http://www.flickr.com/photos/soubim/2098445885/

Essa foto tem direitos de uso vendidos para uma empresa de cosméticos, então tenho que garantir que ela não seja usada para fins comerciais por outras pessoas...

Desde já agradeço...

atenciosamente
Samuel Luiz
contato@samuelfoto.com.br