PARA RELAXAR.....

Bom...como nas últimas postagens falei mais sobre o lado científico de algumas plantas, resolvi hoje falar sobre como especiais podem ser, e dessa forma tento mostrar aos mais céticos o poder imenso que elas teem e a capacidade de transformação que creio eu esta matéria traduz ...
Plantas: os segredos e o sagrado
Desde o descobrimento de Backster até inúmeras constatações experimentais, sabemos que as plantas sentem, pensam, ouvem, memorizam, ficam felizes ou tristes, sentem prazer, medo ou dor e imitam,,, No reino das plantas existe uma variedade incontável. Dentre todas as espécies, as orquídeas são consideradas as mais evoluídas. E têm uma incrível capacidade de imitar. E COMO ELAS IMITAM . . . ! ! !

As orquídeas fazem truques incríveis para atrair um inseto e fazê-lo completar a polinização. Charles Darwin, inclusive, dedicou muito de seu tempo pesquisando sobre esses processos e escreveu um livro sobre a reprodução das orquídeas.
Existe um gênero de orquídeas, chamado Orphrys que imitam a fêmea de um besouro com tal perfeição, chegando ao requinte de produzir o feronômio expelido pela fêmea durante o curto período de acasalamento. O macho pode sentir o cheiro a quilômetros de distância. Ao tentar se acasalar com a falsa fêmea, acaba recolhendo as políneas em suas antenas depositando-as no estigma (órgão feminino da flor) polinizando a flor que logo produzirá um fruto (útero) que, repleto de sementes, ao abrir-se soltará uma nuvem dessas sementes que originarão milhares de novas plantas. Imaginem isso ! Uma flor sintetiza o feronômio de um inseto com um propósito bem específico ! ! !






Notem os pelos em volta do labelo da flor, imitando os pelos da fêmea do besouro.

Existe também um gênero de orquídeas denominado Dracula (dragão em latim). Originárias da floresta amazônica especialmente da Colômbia, Equador e Venezuela, em altitudes que variam entre o nível do Rio Amazonas (onde neste nível também ocorrem algumas espécies no Brasil) até altitudes superiores aos dois mil metros em floresta tropical úmida coberta por neblina. A semelhança entre as flores e macacos não é mera coincidência; existem, nesses habitats, algumas espécies desses animais que dividem com as orquídeas as mesmas árvores, os mesmos troncos, os mesmos galhos. A semelhança com esses pequenos animais é estonteante. Apenas não está claro, ainda, com que objetivo essas orquídeas os imitam.




As plantas respondem de imediato às vibrações do ambiente em que se encontram. Freqüentemente não resistem à presença de pessoas invejosas, maldosas ou ambientes em desarmonia. Nesses casos definham e até morrem. Chamamos a essa influência “olho de seca pimenta”, uma expressão por demais conhecida em nosso país.
Plantas e ervas são largamente utilizadas na Fitoterapia, tratamento médico que se serve de seus princípios ativos para o combate de determinadas doenças. Muitas culturas do passado reconheciam as plantas como seres vivos, dotadas de sensibilidade e as respeitavam pelos seus poderes energéticos e curativos.

0 comentários: