TOMILHO

Olá....







Esta é uma planta curiosa, tem sido alvo de estudos e diversas aplicações pelas indústrias farmacêuticas e cosméticas pelo poder bactericida que possui seu óleo essencial (timol), é extremamente forte e não deve ser tomado sem acompanhamento médico. Até a Primeira Gerra Mundial era um segredo alemão e foi largamente usado como desinfetante nos campos de batalha, ao contrário do óleo, o chá pode ser usado sem problemas e evita o aparecimento de várias doenças.



É originário dos países que circundam o Mediterrâneo, África, Ásia Menor e do Oriente próximo, além de ter sido consumido por vários séculos como condimento, era também usado em cerimoniais ritualísticos, na Idade Média, antes de um combate, as damas costumavam presentear seus cavaleiros com um ramo de tomilho para deixá-los corajosos e invencíveis.





Os jardineiros antigos gostavam de fazer um canteiro de tomilho para as fadas, porque acreditavam que elas gostavam de descansar em camas perfumadas e floridas.



As abelhas adoram seu néctar, e o mel produzido perto dos campos de tomilho é considerado na Grécia um especialidade desde tempos muito antigos até hoje.







Na Medicina: é um tônico estimulante que ajuda as funções digestivas atuando também como um poderoso regulador intestinal. Banhos de pés e de mãos são aconselhados para os raquíticos e convalescentes e compressas para inflamações, contusões e vários tipos de dermatoses.







Na Culinária: é uma das "Ervas da Provença", o diploma maior de uma planta aromática. As outras são a sálvia, a segurelha e o alecrim. É muito usado em carnes brancas, patês, molhos e pães. Nos vinagres e óleos, depois de prontos, vão perfumar saladas e massas. O tomilho é ainda um dos segredos do perfume do famoso licor Benedictine.







Na Cosmética: é muito difundido na Europa em loções refrescantes. Sachês com tomilho, sálvia e alecrim perfumam o banho e o banheiro. O tomilho seco tem quase as mesmas propriedades da lavanda. Para perfumar gavetas e armários, saquinhos de tomilho seco misturados com folhas de lavanda afastam os insetos e perfumam deliciosamente as roupas.







E para terminar o aspecto mágico:



Um travesseiro de tomilho evita os pesadelos, e usar um raminho no bolso ou na bolsa afasta os fluídos negativos de certos ambientes carregados.



Ao chegar em casa, depois de um dia exaustivo, amasse algumas folhas de tomilho e respire fundo. A recuperação da energia é instantânea. Um banho com sabonete de tomilho é refrescante e recuperador.







É muito fácil não acreditar em mágicas. O difícil mesmo é não acreditar nos poderes curativos das ervas, pois que eles existem, existem.....

0 comentários: