ARRUDA

Arruda ( Ruta Graveolens) - Erva do arrependimento; foi presenteada a Ulisses por Mercúrio como antídoto para a poção e os encantos de Circe.



A Conotação religiosa e mágica sempre esteve presente na história da Arruda. Ligada a vários ritos africanos, no começo da era cristã era também considerada uma erva santa, e vassourinhas feitas com seus ramos serviam para espargir água benta sobre os fiéis nas missas solenes. Na Idade Média era considerada uma proteção poderosa contra as feiticeiras, e nos tribunais ingleses do século XVII ramos de arruda eram colocados nos bancos para evitar "doenças de cadeira". Os buquês cerimoniais que os ingleses recebem até hoje são uma herança daquela tradição.
É uma planta linda, verde-azulada, com buquezinhos de flores amarelas que aparecem no inverno e enfeitam os jardins quase sem flores nos meses mais frios do ano. Não sei por que poucas pessoas apreciam o aroma forte da arruda, pois é tão agradável e penetrante que parece limpar todo o ambiente. Eu, sempre que posso, misturo arruda nos meus vasos de ervas, que ficam lindos e duram a semana inteira.
Na medicina alternativa já foi usada para tratar todos os tipos de reumatismo, problemas cardíacos, histeria e para melhorar o apetite e a digestão. Tambem serviu para tratar dores de ouvido e vista cansada. mas é abortiva e não pode ser usada por mulheres grávidas. Em grandes quantidades é tóxica e pode causar problemas sérios, como confusão mental, convulsões e violentas dores nos intestinos.
No aspecto mágico a arruda é usada em banhos para combater todos os tipos de mau-olhado. Um chá de arruda ajuda uma pessoa a conhecer seu futuro. Mas tomado em demasia pode até "matar de alegria". Cuidado!!!!!!


É ótima para tratar conjuntivite. Macerar as folhas, acrescentar água fervida ou mineral e passar nos olhos, embebida num chumaço de algodão, várias vezes ao dia.


0 comentários: