COALHADA!!!!!!!

Coalhada: leite fermentado de elevado valor nutritivo
HUMMMMM...COALHADA!

Conhecido como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história da humanidade e consumido há séculos em todo o Mediterrâneo Oriental, o leite fermentado (coalhadas iogurtes) é considerado o "Alimento dos Deuses" por suas características e propriedades.

Por exemplo, o iogurte é um dos mais populares e conhecidos tipos de leite fermentado existentes no mundo. A preparação de leites fermentados é uma das formas mais naturais que existem de conservação do leite, já que a acidificação funciona como um preservativo natural contra o desenvolvimento de muitas bactérias nocivas.

É, por esta razão, que os leites fermentados são oriundos de países quentes, e neles muito consumidos. Não fosse pela técnica da acidificação, muitas populações ficariam impedidas de consumi-lo, pelo menos em condições mínimas de segurança.

A coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, pois como ocorre, nos demais leites fermentados, seus elementos (do leite) são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação.

O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B, no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.
A coalhada, elaborada a partir de leite desnatado chega a ser 6 vezes mais digerível que o leite comum.

A coalhada contribui pelo equilíbrio do ecossistema intestinal promovendo o seu balanceamento e, como resultado, modulando diarréias causadas pelo uso de antibióticos, por situações de stress e por tratamentos infecciosos, quimioterápicos e radioterápicos. Também atua na regularidade intestinal, principalmente para idosos.

Ilya Metchinikoff, cientista russo, em suas investigações, concluiu que, as bactérias fermentativas exercem ação inibitória sobre outras bactérias do intestino, contribuindo para a sua desintoxicação que prolonga a vida. A longevidade dos povos dos Balcãs, península à sudeste da Europa, era resultado de uma dieta rica em leites fermentados.

Para o especialista em gastroenterologia e professor adjunto da UNIFESP, Mário Kondo, a coalhada é um derivado do leite que contém todos os seus nutrientes, porém sem o principal elemento algoz à saúde: a lactose. Segundo Kondo, o açúcar do leite é prejudicial e pode causar distúrbios ao aparelho digestivo. A coalhada não produz estas nocividades.


ALGUNS BENEFÍCIOS

. Reduz o colesterol sangüíneo (efeito anticolesterolênico).

. Modula as diarréias causadas pelos tratamentos com antibióticos, quimioterapias, radioterapias e por situações de stress.

. Alto valor nutritivo.

. Melhora a digestão da lactose.

. Aumenta a conservação do leite.

. Recupera e equilibra a flora intestinal.

. Melhora as funções intestinais.

. Melhora a absorção do cálcio e proteínas do leite.

. Desintoxica o intestino.

. Aumenta a expectativa de vida.

. Inibe a ação de bactérias patogênicas.

. Tem efeitos anticarcinogênico.

Curiosidade: O soro da coalhada, tomado puro em jejum, é utilizado há milênios em vários países do Oriente Médio e da Europa Oriental, para dissolver cálculos renais (pedras nos rins).


17 comentários:

lucios........ disse...

gostei...sempre amei coalhada cm farinha e açucar,huuuuuuuu uma delicia!agora que sei que faz bem ai sim vou continuar a usufruir!
obrigado:Lucas Lucio

vida e natureza disse...

Oi Lucios....obrigada pelo comentário e sim use e abuse da coalhada porque é tudo de bom....apareça sempre....

Unknown disse...

Humm...Adoro coalhada com granola,tudo de bommm,dilicia...

Hebe disse...

Que bom saber dos benefícios da coalhada para nosso organismo.
Ela já faz parte de minha alimentação diária.
E além disso podemos variar o sabor colocando frutas picadas, granolas, aveia, etc.

vida e natureza disse...

Bom Dia Hebe!
Que bom que gostou é essa a intenção, que todos que leiam um post possam compartilhar suas experiências.
Abradeço a sua visita, comentário e também a dica.

Um ótimo dia pra voce e volte sempre.

Unknown disse...

muito bom saber de todos esses benefícios obrigado me ajudou bastante.

Willians Moreira Damasceno disse...

Informações excelentes.
Com mel coalhada fica uma maravilha!
Uso todos os dias!!!!!!

Unknown disse...

Delícia!

Unknown disse...

Sempre me alimentei com coalhada desde criança, pois a mamãe com descendência Árabe fazia coalhada fresca e também coalhada seca que para comê-la com pão é uma delícia, e azeite e um pouco de sal. Continuo com os mesmos hábitos alimentáres deixados por ela. Tenho ótima saúde. Passarei a tomar o soro da coalhada. Obrigada pela informação.

Unknown disse...

Sempre me alimentei com coalhada desde criança, pois a mamãe com descendência Árabe fazia coalhada fresca e também coalhada seca que para comê-la com pão é uma delícia, e azeite e um pouco de sal. Continuo com os mesmos hábitos alimentáres deixados por ela. Tenho ótima saúde. Passarei a tomar o soro da coalhada. Obrigada pela informação.

Unknown disse...

Ótimas informações. Já faço uso da coalhada, tanto fresca como seca, por isso procurei mais informações principalmente do soro q não sabia nada! Obrigada, continuem com as informações! Namaste!

Unknown disse...

Quando não tiver a isca para fazer a primeira coalhada posso usar fatia de pão dormido ou limão?

Unknown disse...

Ivone Silva,sempre gostei de coalhada,mas só sabia fazer de limão ou vinagre branco, foi muito bom ler seu comentário

Unknown disse...

Moro na cidade mais todo dia tomo coalhada




Unknown disse...

Tomo o soro com limão, dizem que é um estimulante da mente,e que pode evitar Alzheimer.

Unknown disse...

Fiquei corioso ganhei masa muscular e resolvi pesquisar,segundo o que eu estou lendo é muito mais benéfico do eu imaginava.

Unknown disse...

Nossa é bom saber de todos os beneficios. Logo é deliciosa.