ABACATE

Nome Científico: Persea Gratissima - Família: Lauráceas



O abacateiro é essencialmente medicinal, pois contém amido, glicose, sacarina, gorduras, resina cristalizada, água, açúcar, tanino, ácido málico e ácido acético. O óleo de abacate, estraído da polpa do fruto é rico em vitaminas A,B,D,E,G e, principalmente, Fitosterol e Lecitina, o que lhe assegura propriedades antiraquíticas extraordinárias. Suas folhas e brotos podem ser usados para combater moléstias dos rins, da bexiga e disenteria, além de evitarem gases intestinais, dores de cabeça, febres e reumatismos. Excitante da vesícula biliar, balsâmico, carminativo, estomáquico, emenagogo e anti-sifilítico, atua contra a uremia, a bronquite e a tuberculose, é diurético, elimina cáculos renais e do fígado. O caroço serve como tônico capilar, é também eficaz contra a enterocolite. Os botões das flores são considerados afrodisíacos, aplicando-se, ainda, ao tratamento dos órgãos sexuais femininos. As cascas são vermífugas muito eficientes. As sementes secas são empregadas contra a tênia(solitária) e outros vermes intestinais. Deve-se, no entanto, ter prudência ao utilizá-las(as sementes), em virtude da grande quantidade de tanino que contêm. Deve-se usar as folhas secas, porque as verdes causam aumento das palpitações cardíacas.
A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, antioxidantes e principalmente gordura boa. Suas gorduras são parecidas com as do azeite e oliva e seu teor de colesterol é irrisório ao contrário do que muita gente pensa. É boa para o coração e vasos.

Uso Culinário:


Com a polpa, azeite de oliva e iogurte natural desnatado( ou coalhada) e uma pitada de sal marinho iodado se faz um delicioso e nutritivo creme que pode ser usado no lugar da manteiga, margarina e maionese industrializada.

Afrodisíaco:
O caroço macerado preparado com vinho branco ou álcool de cereais para se obter um extrato, deixar em infusão durante pelo menos 20 dias(quanto mais tempo melhor) em frasco de vidro escuro, protegido da luz. Procure agitar pelo menos uma vez ao dia. Depois de pronto pode-se tomar um cálice/dia.

Aspecto Mágico do Abacate:

Esta é muito engraçada!!!! Os astecas chamavam a fruta de "awákatl" (testículo), por causa da semelhança na forma. Para eles, a fruta era afrodisíaca. Tanto, que na época da colheita, as virgens eram proibidas de sair de casa.
Foram os astecas também que criaram o prato "guacamole" (abacate amassado e temperado com sal, limão, azeite, cebola, tomate e pimenta). Na língua dos astecas o nome desta receita era "awacamúlli" (abacate e molho), que no espanhol ficou "guacamole".

HORTELÃ

De todas as famílias de ervas aromáticas, talvez a das mentas seja a mais conhecida.

Seu perfume é inconfundível e, apesar das centenas de tipos existentes, suas propriedades maravilhosas são felizmente comuns a quase todas, o que facilita o seu uso.
Há quem afirme que, quando um botânico diz que conhece e pode classificar todas as mentas, não é digno de confiança porque é impossível conseguir este conhecimento, tantos foram os cruzamentos que a planta sofreu ao longo dos séculos.
.

Para nós, a folhinha mágica dos chás calmantes para velhos e crianças é sempre "hortelã", que é o nome vulgar da Mentha Piperita, sua variedade mais comum que pode ser encontrada em todo o Brasil.

Um pouco de lenda:
Para os árabes a menta é quase sagrada e, tanto nos admiráveis palácios cobertos de mosaicos quanto nas tendas dos pobres felás, respira-se o perfume inconfundível da erva. Parece que Sherazade salvou sua vida durante as mil e uma noites com as famosas histórias regadas a chazinhos de hortelã, que é considerada a erva mensageira da amizade e do amor.

Na mitologia aprendemos que Zeus e Hermes andavam disfarçados pela Terra e foram desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água. Finalmente encontraram um pobre casal de velhos que os acolheu, limpou e perfumou sua pobre mesa com folhas de hortelã e lhes deu o que comer e beber. Os deuses em agradecimento transformaram seu casebre em um palácio. A partir de então a hortelã transformou-se também em símbolo de hospitalidade, sendo usada até a Idade Média para limpar e perfumar a casa.

Uma das ninfas amadas por Plutão, Minthe foi transformada em erva para fugir da ira da ciumenta mulher do deus grego.

Propriedades Medicinais:

No século XVIII suas virtudes medicinais começaram a ser seriamente estudadas e, pelas mãos dos colonos ingleses, chegaram ao Novo Mundo com fama de "chá para todas as doenças".
As hortelãs são dotadas de propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, digestivas, tônicas e estimulantes realmente notáveis. Por favorecerem a expectoração, indicam-se contra os catarros, as tosses rebeldes e a asma. Aliviam as cólicas de origem nervosa, intestinais, hepáticas e nefríticas, bem como as dores de cabeça e reumáticas. Combatem ainda os vermes intestinais das crianças. Externamente a infusão de hortelã misturada com óleo de oliva é empregada contra as queimaduras com bons resultados.

Uso Culinário:

Bom para kibes, molhos, saladas, carnes. A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.
.

Aqui vai uma receita de molho de hortelã para acompanhar carneiro assado, um dos pratos nacionais da Inglaterra:

Bloco de texto
Ingredientes:

-1 maço de hortelã (use apenas as folhas)
-1 xícara de azeite
-sal e pimenta a gosto
-1 colher de sopa de limão ou vinagre

Modo de Preparo

Pique a hortelã bem miudinha (é desaconselhável bater no liquidificador ou processador, pois muda o sabor, deixando com gosto de mato) Acrescente o limão
junte o azeite aos poucos, batendo com uma batedor de arame ou garfo, para que fique cremoso
Vai muito bem com carneiro assado.




Uso mágico: Atribui-se às mentas poder afrodisíaco. Seu uso está associado aos feitiços de saúde, proteção, dinheiro e exorcismo.
Fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo
Junto com a manjerona e o alecrim forma um trio de proteção especial e definitivo.

Na Cosmética:

Em geral bom para o rejuvenescimento da pele e refrescante. A Hortelã é adstrigente e clareia o tom da pele, bom também para infusos para bochecho do hálito, durante a Idade Média o pó de folhas de hortelão era usado para clarear os dentes.

O óleo essencial da menta é ingrediente de muitos cosméticos e alguns perfumes. Mentol e óleo essencial de menta também são usado na medicina como competente de muitos medicamentos, e são populares na aromaterapia.