ABACATE

Nome Científico: Persea Gratissima - Família: Lauráceas



O abacateiro é essencialmente medicinal, pois contém amido, glicose, sacarina, gorduras, resina cristalizada, água, açúcar, tanino, ácido málico e ácido acético. O óleo de abacate, estraído da polpa do fruto é rico em vitaminas A,B,D,E,G e, principalmente, Fitosterol e Lecitina, o que lhe assegura propriedades antiraquíticas extraordinárias. Suas folhas e brotos podem ser usados para combater moléstias dos rins, da bexiga e disenteria, além de evitarem gases intestinais, dores de cabeça, febres e reumatismos. Excitante da vesícula biliar, balsâmico, carminativo, estomáquico, emenagogo e anti-sifilítico, atua contra a uremia, a bronquite e a tuberculose, é diurético, elimina cáculos renais e do fígado. O caroço serve como tônico capilar, é também eficaz contra a enterocolite. Os botões das flores são considerados afrodisíacos, aplicando-se, ainda, ao tratamento dos órgãos sexuais femininos. As cascas são vermífugas muito eficientes. As sementes secas são empregadas contra a tênia(solitária) e outros vermes intestinais. Deve-se, no entanto, ter prudência ao utilizá-las(as sementes), em virtude da grande quantidade de tanino que contêm. Deve-se usar as folhas secas, porque as verdes causam aumento das palpitações cardíacas.
A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, antioxidantes e principalmente gordura boa. Suas gorduras são parecidas com as do azeite e oliva e seu teor de colesterol é irrisório ao contrário do que muita gente pensa. É boa para o coração e vasos.

Uso Culinário:


Com a polpa, azeite de oliva e iogurte natural desnatado( ou coalhada) e uma pitada de sal marinho iodado se faz um delicioso e nutritivo creme que pode ser usado no lugar da manteiga, margarina e maionese industrializada.

Afrodisíaco:
O caroço macerado preparado com vinho branco ou álcool de cereais para se obter um extrato, deixar em infusão durante pelo menos 20 dias(quanto mais tempo melhor) em frasco de vidro escuro, protegido da luz. Procure agitar pelo menos uma vez ao dia. Depois de pronto pode-se tomar um cálice/dia.

Aspecto Mágico do Abacate:

Esta é muito engraçada!!!! Os astecas chamavam a fruta de "awákatl" (testículo), por causa da semelhança na forma. Para eles, a fruta era afrodisíaca. Tanto, que na época da colheita, as virgens eram proibidas de sair de casa.
Foram os astecas também que criaram o prato "guacamole" (abacate amassado e temperado com sal, limão, azeite, cebola, tomate e pimenta). Na língua dos astecas o nome desta receita era "awacamúlli" (abacate e molho), que no espanhol ficou "guacamole".

0 comentários: