HIPNOSE E AUTO-HIPNOSE

Vamos ver agora como podemos nos beneficiar desta ferramenta fascinante!!!!!!

Nosso consciente, onde mora a razão, constitui apenas um quinto da nossa existência. A hipnose e a auto-hipnose, cuja origem, de tão antiga chega atpe mesmo a ser desconhecida, têm permitido que milhões de pessoas no mundo inteiro achem diariamente o caminho para os quatro quintos restantes. E quem pode negar que estes quatro quintos não são exatamente os mais interessantes?
Diversas moléstias podem ser curadas ou aliviadas, simplesmente, fazendo-se crer ao paciente que ele em breve estará melhor ou até mesmo curado. A literatura médica está repleta de casos assim onde esse tipo de influência foi decisivo para o restabelecimento da saúde, seja ela física ou psicológica. Também na Educação este princípio é aplicável; fazendo-se crer ao estudante que ele estará competente e criativo, certamente ele assim reagirá e os resultados serão quase que imediatos.
Essa influência mental tem sido usada, sempre com muito êxito, desde os tempos mais remotos. O sono no templo dos antigos gregos e egípcios era um meio de facilitar o efeito da sugestão; os doentes eram postos a dormir no templo, e em sonho, o deus dizia o que deveria curá-los. Mais recentemente encontramos o caso do famoso Greatrakes, cujas curas causaram espanto em toda a Inglaterra no século XVII, e o caso de Gassner, o exorcista, no fim do século XVIII que realizava proezas fantásticas, atribuindo-se poderes milagrosos de cura.
Nem sempre é possível a um médico impor a crença de seu poder pessoal, conquanto seja a fé que seu paciente nele deposite. O hipnotismo é um meio para atingir este fim, a despeito da oposição. E isso, em grande parte, devemos a Limbault; foi ele o primeiro a empregar a sugestão, metodicamente, no tratamento das moléstias.
Muitas pessoas se opõem ao tratamento hipnótico sugestivo por desconhecerem que hipnotismo e sugestão podem ser fundidos, gradualmente, num assunto único. Além do mais, há ainda o medo provocado pela idéia de que hipnose é algo perigoso, quando , na realidade, sabemos que esta prática, tomados os devidos cuidados, é absolutamente saudável e sem risco de qualquer sequela.
Hoje em dia, ninguém mais duvida que o estudo do hipnotismo aumenta em muito nossa capacidade de viver plenamente sob diversos aspectos; este estudo nos torna capazes de solucionar muitos enigmas que nos têm intrigado. Quando descobrimos que até mesmo alterações orgânicas podem ser causadas por sugestões, passamos atribuir, imediatamente, um maior valor às influências mentais nossa vida e passamos também a entender como as moléstias chamadas imaginárias(mas que realmente não o são) podem ser curadas através dessas mesmas influências mentais.
Enfim, qualquer pessoa, seja ela quem for, pode obter uma supermemória, tornar-se mais criativo, melhorar a concentração, vencer a timidez, acabar com a guagueira, emagrecer ou até mesmo para de roer as unhas, apenas incutindo no seu subconsciente uma "outra assoaciação". E é isso que nos vamos ver agora.....AUTO-HIPNOSE...
É uma técnica hipnótica levada a efeito pelo próprio indivíduo, sem a necessidade da presença de um hipnotizador (ou operador).
Esta técnica, e isto é uma afirmação cientificamente comprovada, pode trazer benefícios a sua vida, como melhorar a saúde, melhorar a apredizagem, manter estável o nível do estresse cotidiano, elevar a auto-estima, enfim, permitir que a pessoa alcance uma paz de espírito duradoura que se refletirá, sem dúvida alguma, em êxito e felicidade no seu dia a dia.
Na auto-hipnose, o indivíduo influencia a si próprio por pensamentos e sugestões que lhes são interessantes e que ele mesmo formula.
Muitas pessoas recorrem, cada vez mais, a medicamentos (principalmentes tranquilizantes) para aliviarem suas tensões e angústias, como se um simples comprimidinho pudesse restaurar sua paz de espírito, não é verdade? Sem querer subestimar o valor destes remédios (nem poderíamos fazê-lo), podemos afirmar seguramente que é muito eficaz conseguir o auto-relaxamento, que é uma forma natural de relaxamento através da auto-hipnose, para obter a tranquilidade desejada do que tentar obtê-la através de remédios. E com a vantagem de não ter qualquer contra-indicação.
Da mesma forma, através da auto-hipnose qualquer pessoa pode melhorar a sua auto-estima, acreditar mais em si mesmo e adquirir uma confiança que jamais havia experimentado antes. A "chave mágica" é o pensamento, dirigido de forma positiva ao seu subconsciente. Assim como voce conseguiu decorar a tabuada, e consegue recuperá-la na memória imediatamente quando precisa dela, voce pode induzir também o seu subconsciente a reproduzir determinadas reações diante de situações específicas por voce mesmo. Por exemplo, voce pode sugerir que seu organismo responda com calma e tranquilidade sempre que voce tiver que fazer uma prova ou concurso. E ele responderá assim, com calma e tranquilidade.
Bem, então vamos ver como se faz.....
A hora mais indicada para aprender e exercitar o relaxamento profundo, isto é, a auto-hipnose, são os minutos antes de voce adormecer. Nesse momento, a pessoa ainda tem pleno domínio sobre a consciência ao mesmo tempo em que, lentamente, sua ondas mentais baixam de nível, situando-se em torno de 8 a 10 ciclos por segundo. Mesmo sem esse relaxamento, em poucos minutos o consciente abre espaço à hegemonia mental do subconsciente e a pessoa dorme. O "relaxamento programado", entretanto, abre passagem para o subconsciente antes mesmo que a pessoa durma. Isso é importante porque, durante o sono, ninguém não pode dar ordens a si mesmo.


FAÇA DE ACORDO COM ESTE ROTEIRO:

Recorte uma rodelinha de cartolina branca ou amarela, de dois centímetros de diâmetro, e cole na parede onde se encosta a cabeceira da sua cama, a uns oitenta centímetros acima do colchão. Esta rodelina deve ficar nesta posição para que voce seja obrigado a olhar para trás durante o exercício. Isto vai forçar os músculos oculares e cansá-los em pouco tempo.

Voce já está na cama, pronto para dormir. Nada mais tem a fazer; as portas estão fechadas e as janelas isolam o excesso do barulho de fora, e voce está dedeitado de costas; as pernas não se cruzam e os braços estão dispostos ao longo do corpo, sem tocá-lo.

Fixe então os olhos na tal rodelinha de cartolina, respire fundo duas ou tres vezes e, sem jamais tirar os olhos deste ponto, pense nos seus pés. Diga a si mesmo, mentalmente, que voce usou estas pernas o dia todo e ponha na cabeça que está muito cansado de uma longa caminhada que acaba de fazer. Imagine que seus pés estão cansados, pesados, parecendo de chumbo. Espere alguns instantes até sentir, realmente, seus pés pesados. Depois faça com que esta sensação vá subindo pelo corpo; barriga da perna, joelhos, coxas, costas, nuca.....Procure sentir que estão realmente pesados, muito pesados.

Em geral, suas pálpebras se fecham naturalmente, por si mesmas, enquanto voce se concentra no sentimento de peso nas canelas, joelhos, e por todo o corpo.

Se isto ocorreu, voce já atingiu a fase mais importante do relaxamento profundo. Nos primeiros dias, isso poderá levar até uns cinco minutos, porém, normalmente, isto ocorre mais depressa. Depois de algum treinamento, isto ocorrerá antes mesmo de voce contar até tres. Pessoas inteligentes, disciplinadas, de grande força de vontade, mental e espiritualmente sadias são as que atingem este ponto mais rapidamente.

Assim que perceber os olhos fechados, diga mentalmente a si mesmo: "Da próxima vez entrarei mais depressa e mas intensamente no estado de profundo relaxamento; a cada vez que pratico o relaxamento profundo chego mais depressa e mais intensamente a este estado".

Neste exato momento, os poros do seu subconsciente estão abertos e isso quer dizer que voce pode ditar tarefas para si mesmo, tarefas estas que posteriormente se realizarão, supondo-se, naturalmente, que estas tarefas ou ordens sejam racionais, executáveis e possíveis de serem realizadas por voce.

Veja um exemplo de uma ordem racional e executável que pode ser dada por qualquer pessoa e realizada, posteriormente, com êxito: "Daqui em diante, comerei vagarosamente, mastigando bem", ou, "para mim não existem mais os alimentos que engordam, como frituras e chocolate".

As fórmulas, ou ordens ao subconsciente, devem ser sempre: curtas, sonoras, positivas, rítmicas e fáceis de se decorar. Vejam algumas destas ordens, comprovadamente eficazes:

- Alguém que se irrita muito no seu ambiente de trabalho, deve sugestionar-se assim: "No trabalho, muita calma e paz!"
- Alguém que se enrubesce por qualquer coisa: "Se eu enrubescer, o sangue vai para as pernas e não para a cabeça!"
- Alguém que em contato com clientes começa a suar nas mãos: "Na presença de alguém, mãos sempre calmas, secas e firmes!"

Outras dicas para voce formular seus propósitos que se converterão em ordens ao subconsciente:

1 - Examine bem o que voce quer propor,
2 - Formule este propósito (por escrito) SEMPRE positivamente. Não faça nunca formulações negativas, do tipo "não quero mais", "não vou mais" etc...
3 - Feita a formulação, leia algumas vezes em voz alta, até sabê-la de cor,
4 - Em estado de profundo relaxamento(auto-hipnose) pense intensamente nessa frase. Não precisa pronunciá-la em voz alta. Ela é para ser pensada,
5 - Saiba que fórmulas curtas, repetidas com frequência (mesmo durante o dia) produzem mais efeito do que frases longas que voce possa dizer de vez em quando ou mesmo relembrar. Um exemplo de formulação para quem tem o hábito de roer unhas: "Se a mão quiser ir para a boca, muda de direção".

Bem, é isso, espero que seja de grande ajuda para todos.....bom relaxamento!!!!!!

0 comentários: