OSTEOSPOROSE

O QUE FAZER?????

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa ossea, diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresentasintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a traumas. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.

Alternativa para tratamento:

Segundo estudos, o chá de amora tem ação: sedativa, expectorante, refrescante,
emoliente, calmante, diurética, antidiabético, antiinflamatória, tônica, inapetência, prisão de ventre, inflamação da boca, febre, diabetes, dermatoses, eczema, erupções cutâneas.
É conhecida como a planta REGULADORA DOS HORMÔNIOS por isso atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores e algumas vezes suores frio, dor de cabeça, diminuição da libido,
dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários. É ainda planta anti-cancerígena, no combate a osteoporose, como tônico muscular nas práticas desportivas, por possuir alto teor de potássio.
Depurativa do sangue, anti-séptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurética, laxativa, refrescante, adstringente e muito útil nos problemas da tireóide. Possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E contribuindo assim para o rejuvinescimento e beleza da pele. A amora ajuda a prevenir infecção
urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago. Os japoneses substituem a água por chá de amora, talvez aí esteja o segredo da longevidade e saúde.

BORO

O boro é um mineral considerado muito importante para a energia física e o desenvolvimento dos ossos. Durante muito tempo, o boro só era utilizado para o reequilíbrio das quantidades de minerais das flores e das plantas.

Mas sabemos que o boro também minimiza as intoxicações de alumínio e atenua a deficiência de vitamina D no corpo humano. A deficiência desse elemento vai alterar a função do esqueleto, rins e cérebro, além de aumentar a concentração dos hormônios, testosterona nos homens e de estrógenos nas mulheres.

Para isso, trabalhos norte-americanos sugerem a sua suplementação nos casos de osteoporose, artrites, doenças cardíacas, menopausa ou performance do cérebro quanto à coordenação motora, atenção e percepção da memória recente e memória prolongada e nos casos de envelhecimento acelerado.

O boro é encontrado nas rodas sedimentares marinhas e perto de vulcões. É muito utilizado pelos trabalhadores de vidros e de cerâmica, detergentes, extintores de incêndio, ligas metálicas.

A água é uma fonte de boro, dependendo d
a sua origem. As maiores fontes, além da água, são as frutas (maçã, tomate, figo,morango, pera, ameixa), legumes (feijão, soja, ervilha), verduras (couve, repolho, espinafre, broto de alfafa, alface) , castanhas de plantas dicotiledôneas (castanha do para, nozes, amendoim) e, em menor quantidade, grão e cereais (plantas monocotiledôneas).

0 comentários: