PLANTAS CARNÍVORAS

PLANTAS EXÓTICAS E ESPECIALMENTE LINDAS!!!!!!



Bem, a pedido de um amigo, estou aqui para falar um pouco sobre "PLANTAS CARNÍVORAS'. Um pedido um tanto incomum mas bem interessante, estas plantas apresentam uma característica que só vem reforçar a tese de que as plantas são seres vivos ao alimentar-se de insetos e até mesmo pequenos animais parece ficar mais fácil aceitar essa idéia.

Então vamos lá Anderson, pra voce:

Plantas carnívoras são plantas com a habilidade de capturar animais e , através de enzimas digestivas, extrair composto nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais.
As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado.

Com esse pequeno prefácio já posso lhe dizer que algumas bromélias típicas aqui do Brasil, também apresentam espécies carnívoras como exemplo temos as "Bromélias tanque", são particularmente comuns em áreas de grande pluviosidade, como florestas, mas podem também ocorrer em locais de pluviosidade menos intensa, onde o orvalho é grande durante a noite, conduzindo com suas folhas as gotículas de água em direção ao centro. A água acumulada no centro da planta propicia uma certa proteção térmica, em casos de incêndio, o centro da planta resiste ao fogo, permitindo que ela continue a crescer.

Amigo Anderson devo dizer que ter uma planta dessas em casa é um desafio, é preciso alguns cuidados especiais como por exemplo controle de ar e umidade, o que exige local especia algo como uma estufa....

Os hipermercados têm a grande vantagem de vender as plantas, o que por si já é muito bom. Encontrar Carnívoras não é fácil. Mas, na sua maioria, os hipermercados não dedicam lá muito tempo as suas plantas, as carnívoras passam rapidamente a sofrer nessas prateleiras sem luz solar ou mesmo pior sem água.

Bom mesmo é chegar a comprar poucos dias depois de as plantas estarem disponíveis. Tenha então o cuidado de observar bem a planta e escolher a mais vivaça, novos rebentos é uma boa indicação. Nunca compre se tiver flor (ou perto disso), será mais difícil recuperar do esforço da flor.

1-Dionaea Muscipula (duas) 2-Turfa já preparada 3-Argila (Limpa) 4-Tubo Transparente 5-Esfagno 6-Vaso colorido

Quando comprar a planta e já que se encontra num hipermercado (ou numa loja de plantas) compre um vaso. Repare que o vaso aqui apresentado é quadrado, isso não é por acaso. Se pretender colocar a sua planta em terrarium ou em estufa, a forma do vaso é importante, visto ser mais compacto.

A cor também pode ser importante, ajudando a planta a apanhar insectos (sobretudo moscas). Se colocar um vaso com cores vivas, os insectos serão mais facilmente atraídos, ajuda assim a planta a alimentar-se (não é por acaso que as folhas passam a ter um interior vermelho quando saudáveis).



PRIMEIRO PASSO:

Lave a argila em água destilada (ou da chuva). Não queremos colocar desde já minerais ou mesmo cloro na argila, que pode demorar a sair.

Corte um bocado de tubo transparente (pode ser de cor claro). Corte à medida da altura do vaso, de um lado um corte "limpo" e do outro na transversal. Esse tubo irá permitir colocar água no fundo da planta evitando a rega nas folhas.










Coloque a argila depois de limpa dentro do vaso. Coloque o tubo com o lado transversal para baixo e virado para o vaso (nao dos lados da argila, assim a água passa melhor)

P.S.
- neste endereço voce vai encontrar uma relação de plantas com comentários
http://www.karnivoras.com/authors/1/Daey-karnivoras

- aqui onde voce pode adquirir uma:

http://www.pabxks.com.br/plantas_carnivoras/catalogo_dionaea.htm

http://www.carnivoras.net/

OU VOCE PODE USAR ISTO.......AHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!



1 comentários:

Ana disse...

amei sua postagem!!!em Minas Gerais vc sabe onde vende?