RESSACA....QUE HORROR!!!!!!

Melhor seria nunca passar por isso.......mas todos nós acabamos cometendo um deslize eventualmente, bebemos um pouco mais e pronto, no dia seguinte lá está ela.......


Nesse caso o que podemos fazer é tentar amenizar o incomodo resultado de uma noite de abusos, melhor se nunca mais abusassemos, mas um cházinho de boldo nessa hora é a melhor pedida, quer ver?

BOLDO - Pelmus Boldus

Propriedades Medicinais:

Atribuem-se às folhas do boldo, à venda nas casas de ervas, incontáveis virtudes terapêuticas. Tônicas e excitantes, constituem em decocções medicamentos especialmente indicado para afecções do fígado e do estômago. De modo geral atuam contra as enfermidades: hepatites, litíase biliar, cólicas hepáticas e congestões do fígado; flatulência, dispepsia, dores de estômago, ressaca alcóolica, distúrbios gástricos e digestivos; inapetência, fraqueza orgânica, tonturas e insônia; prisão de ventre e cólicas intestinais; reumatismo e gonorréia.


Esta é a espécie mais comum, mas tem outra que a gente pode ter em vasos ou floreiras em qualquer parte da casa, além de ocuparem pouco espaço são ornamentais, é a espécie conhecida como boldo da folha miúda, boldinho, etc....

Vejam as folhas são de uma amargura ímpar....mas as flores são de beleza rara.....


















Bem mas voltando ao assunto "ressaca", dado as propriedades medicinais dessa planta, particularmente às relacionadas ao fígado é que temos aqui um grande parceiro para curar ressaca alcòolica.

Uma curiosidade:

Quem não conhece aquele remédinho fitoterápico, comercializado em todas as farmácias, chamado "EPAREMA".....pois é, esse é muito usado para acabar com o desconforto causado por problemas no fígado e o boldo junto com cáscara sagrada e ruibarbo compõe a base deste medicamento e sua ação é bastante eficiente....

Então, porque não ter um vasinho com boldo, num cantinho da casa e usufruir desta propriedade quando necessário.....hein...assim bem fácil e barato.

Receita:Coloque em um copo 4 ou 5 folhinhas de boldo, esmagar bem. Adicione água fervente, tampe e deixe macerar por algum tempo, depois coe e beba.....facil....facil....né?

0 comentários: