SAÚDE DOS BEBÊS!!!

Esse post é uma homenagem à uma grande amiga que acaba de ter uma linda meninha..... Para a Rosinha da Jane....lá vai


Apesar de voce não mãe de primeira viagem, ainda assim vale mais falar em excesso do que nunca falar....

Se seu filho viesse com manual, uma das orientações do primeiro capítulo seria: oferecer exclusivamente leite materno até os 6 meses. Já na lição completa para os 12 meses iniciais, os cuidados com a introdução de outros itens na dieta seriam sublinhados. Isso porque acertar a alimentação nesse período garante, além de vigor, mais qualidade à respiração e para o resto da vida.. É o que revela um estudo finalista IV Prêmio SAÚDE!, conduzido em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, por três universidades gaúchas em parceria com o Ministério da Saúde.
Durante um ano, 500 mães de recém-nascidos aprenderam a montar um menu adequado a cada fase do desenvolvimento infantil. Assim, foi possível reduzir em 41% a incidência de congestão nasal, coriza, tosse e dificuldade de respiração na criançada.
A equipe atribui esse resultado, em primeiro lugar, à amamentação. "O leite materno contém substâncias que regulam o sistema imunológico", ressalta a pediatra e aglergista Renata Cocco, da Universidade Federal de São Paulo. É como se ensinasse as células de defesa como funcionar direito. Portanto, quanto maior o período de aleitamento, menor é o risco de problemas respiratórios no início da infância. "E isso, por sua vez, está relacionado com menos asma e bronquite na idade escolar e na vida adulta", lembra uma das autoras do projeto.

O ideal é equilibrar porções de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras, amassando os alimentos com garfo, para preservar sua textura e estimular a mastigação.
Um dos principais desafios começa por volta do oitavo mês, quando a criança já é capaz de pedir alimentos por meio de gestos e segurá-los com as mãos. Com a falsa impressão de que a curiosidade do filho é vontade de experimentar a comida, alguns pais oferecem doces e frituras nessa idade. ERRADO. Esses sabores ficam registrados no cérebro infantil e, aí, surge a resistência aos itens mais saudáveis.
O excesso de bebidas açucaradas, salgadinhos e itens do gênero costumam custar quilos a mais na meninada....aliás, outro fator que os médicos relacionam à asma. Lembre-se de que os alimentos naturais são sempre a melhor opção para a saúde como um todo e ainda mais especificamente para os pulmões.
A formação do paladar se estende aproximadamente até os 3 anos. Até lá, uma rotina alimentar disciplinada, de preferência com seis refeições diárias, é fundamental para fortalecer também as defesas do organismo.

Aposte nas mais diversas cores: quanto mais colorida, mais variada é a alimentação. Seja persistente: cada alimento deve ser apresentado entre oito e dez vezes, em dias alternados e preparado de formas diferentes. Evite dar café, doces e frituras, especialmente nos primeiros anos, e maneire no sal.

Jane, desejo à voce, ao João e a Rosinha toda felicidade do mundo...

MAÇÃ



"UMA MAÇÃ POR DIA AJUDA, SIM, A MANTER OS MÉDICOS BEM LONGE"

BASTA UMA UNIDADE POR DIA E VOCE DERRUBA OS RISCOS DE TUMORES, COMO O DE INTESTINO.

Uma maçã, contém, em média, 400 miligramas de antioxidantes, quantidade significativa para conferir uma boa proteção contra tumores.

Nos Estados Unidos, na Universidade de Cornell, nutricionistas pingaram o extrato de maçã diretamente em células tumorais de mama e notaram que ele foi capaz de frear sua multiplicação. Na prática, isso indicaria que a fruta não só atuaria na prevenção do problema como favoreceria sua cura
.

A maçã foi uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. É a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo. As maçãs de inverno, colhidas no final do outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milênios na Ásia, Europa e nos Esdados Unidos da América (desde 1800).















O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

Também apresenta propriedades medicinais, e produz efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo, consequentemente, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.

Pode ser usada como uma espécie de laxante, pois auxilia na eliminação das fezes. Atua da seguinte maneira: durante a digestão, absorve a água, e, durante a eliminação, libera esta água que ficou armazenada, não deixando que as fezes sequem e causem problemas posteriores, como a prisão de ventre.É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade , reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Uma receitinha bem gostosa:

Purê de Maçã

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de vinho branco doce;

1 kg de maçã (ou 8 maçãs médias);

1 pedaço de pau de canela;

1 xícara de açúcar;

suco de 1 limão.

Preparo:

Descasque as maçãs, parta em quatro e tire as sementes. Corte em fatias finas e leve ao fogo com o açúcar, o suco de limão, o pau de canela e ¾ xícaras de água fria. Tampe e cozinhe até que as fatias comecem a se desmanchar. Junte o vinho brando, destape e deixe em fogo baixo até secar completamente. Passe pela peneira e, se preferir, leve ao fogo novamente para engrossar mais. Deixe esfriar e ponha na geladeira.



MITOS E LENDAS:


1 - Na Mitologia Grega, a deusa Éris (Discórdia) não fora convidada para a festa do casamento entre Peleu (mortal) e Tétis (deusa marinha), os quais viriam a ser pais de Aquiles, um herói ou semideus (um semideus era mortal). Então, Éris colocou sobre a mesa dos deuses, um belo fruto, chamado O POMO DA DISCÓRDIA, a primeira "maçã", com uma inscrição: "À mais bela". Imediatamente, três deusas passaram a reivindicar o prêmio: Afrodite (Vênus), Palas - Atena (Minerva) e Hera (Juno). De imediato, pediram a Zeus (Júpiter) que, fazendo-se juiz, o decidisse. Ele não aceitou a perigosa incumbência. Foram, então, as três perguntar ao jovem pastor Páris, filho do rei de Tróia, Príamo, que já havia afastado de sua corte este filho, criador de casos. Páris aceitou o desafio, mas hesitava, diante de tanta beleza. Em face disso, cada deusa procurou comprá-lo com promessas. Ele deu o pomo a Afrodite, pois esta prometera ajudá-lo a conquistar a mulher mais bela do mundo: Helena, mulher de Menelau, rei de Esparta. Páris, então, a raptou, dando origem à Guerra de Troia. Nesta guerra, os deuses estavam divididos: Hera e Palas-Atena com os gregos e Afrodite e Apolo com os troianos.

2 - Na Mitologia Hebraico-cristão-islâmica, Deus é um só e não há deusas. Após criar céu, terra e animais, ele cria o Homem. Para que este não se sentisse muito só, ele cria a mulher, a partir do homem, Adão. Enquanto Adão e Eva não incorrem em pecado, eles vivem nus, sem dar pelo fato. Deus permite a eles que comessem o que quisessem no Éden, mas jamais provassem o fruto da árvore da ciência do bem e do mal, a segunda "maçã". Porém, a serpente induz Eva, a mulher, a provar do fruto e a dá-lo ao homem. Imediatamente, envergonham-se de sua nudez e são expulsos do Paraíso.

3 - A maçã de Newton. Diz a lenda que Newton estava sentado sob uma macieira, tentando entender por que os planetas ficam girando em torno do sol e não saem na direção da tangente à órbita. Que força os segura? Repentinamente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça. Subitamente, ele compreendeu: A matéria atrai a matéria.

Mitos e lendas à parte o que interessa mesmo é que a Maçã é uma fruta maravilhosa.
O mais importante é aprender o seguinte: sempre consuma maçã inteira. "Sua casca possui de cinco a dez vezes mais substâncias ativas do que a polpa".