GOIABA

ESTA É UMA BOA PEDIDA PARA QUEM ESTÁ DE DIETA!!!!

De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.


No Brasil, o maior produtor mundial de goiabas vermelhas, são produzidas frutas para a indústria (variedades "paluma" e "rica", entre outras) e para consumo in natura (variedades "sassaoka" e "pedro sato", entre outras), com a maior parte da produção concentrada no estado de São Paulo e no entorno do rio São Francisco (Nordeste), na região das cidades Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, mas sobretudo para pessoas com restrições à acidez deste último.

Essa fonte de saúde é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

Aí vai uma receita de geléia bem fácil de fazer:

GELÉIA DE GOIABA

Ingredientes

5 kg de goiaba madura sem casca
2 kg de açúcar cristal
Suco de 2 limões
2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

Higienize bem e descasque as goiabas, depois corte-as ao meio com as sementes. Coloque-as numa panela grande e leve ao fogo para cozinhar com o suco do limão e a água por cerca de meia hora.Vá retirando-as com o auxílio de uma colher grande e passe-as por uma peneira “média”, sempre raspando a polpa que vai se acumulando em baixo da peneira. E descartando o resíduo (fibras e sementes) que sobra em cima da peneira (irá sobrar uma boa quantidade de resíduo).
Passe a polpa obtida para uma boa panela de preferência de fundo grosso e junte o açúcar. Misture bem e leve ao fogo médio, sempre mexendo, pois ela costuma grudar facilmente no fundo.
Para saber se já esta no ponto, pingue um pouco da geléia num pires “gelado” e observe a geléia não deve escorrer e ao ser tocada com o dedo a superfície dela deve “enrugar”.
Passe então para vidros muito bem esterilizados e secos (sem encher até a borda) tampe bem e emborque-os (vire deixando tampa para baixo). Deixe assim por 20 minutos e depois os desvire.
Guarde em lugar abrigado da luz.

Molho Salgado de Goiaba

Ingredientes:

  • 4 unidade(s) de goiaba média(s)
  • 1/2 xícara(s) (chá) de vinho branco
  • 1/2 xícara(s) (chá) de suco de laranja
  • 1 unidade(s) de cebola picada(s)
  • 5 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de pimenta da jamaica moída(s)

Preparação:

Lave as goiabas, descasque-as, tire as sementes. Pique a polpa e coloque no copo do liqüidificador. Junte o suco de laranja e o vinho. Bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo. Retire e reserve. Descasque a cebola, lave-a e rale. Reserve. Coloque em uma panela o azeite de oliva, a cebola e a pimenta. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos, mexendo de vez em quando, ou até a cebola ficar macia. Junte o creme de goiaba e o sal. Abaixe o fogo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até obter um molho levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. Sirva com carne assada.


Bom Apetite!!!!

0 comentários: