AMENDOIM

PARECE MENTIRA, MAS COMER AMENDOIM AJUDA A MANTER O PESO NO VERÃO!
Mas além da estética, existem outros motivos para se tomar a decisão de emagrecer, como melhoria na qualidade de vida e a prevenção de doenças.

Um dos ingredientes importantes que pode e deve ser incorporado à dieta diária e auxilia o emagrecimento com saúde é o amendoim. Pouca gente sabe, mas o amendoim é um dos alimentos mais completos em nutrientes e reúne proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais, que pode ser largamente aproveitado na alimentação, principalmente como suplemento protéico de qualidade. E mais: é mais barato que outras proteínas como castanhas, leite, carne e queijo.
Além disso, o amendoim é um alimento funcional que pode atuar como inibidor de apetite: foi comprovado cientificamente que após a ingestão de uma pequena porção os níveis de saciedade elevam-se e se mantêm por mais de duas horas, ou seja, mais do que o dobro de saciedade quando comparado aos lanches hipocalóricos normalmente recomendados em planos alimentares para redução de peso. Portanto, o tradicional snack, desde que consumido com moderação, pode ser um saboroso aliado na manutenção do peso durante o verão.

O AMENDOIM E SEUS BENEFÍCIOS

O amendoim é uma semente oleaginosa que possui nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio do organismo, manutenção da saúde e, por isso mesmo, auxilio no tratamento de algumas doenças. Cerca de 25% da composição do amendoim é de proteínas, o que o coloca como uma excelente estratégia de composição protéica na alimentação de adultos e crianças.

Nutrição, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição de colesterol e triglicérides, equilíbrio do metabolismo, suprimento de vitamina E e fator de inibição de apetite são algumas das características apontadas em estudos da Associação Paulista de Nutrição, solicitados pela Associação Brasileira de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - Abicab, que colocam o amendoim na categoria de alimentos funcionais, desde que consumido em porções adequadas.

Segundo a avaliação da Associação Paulista de Nutrição, é importante ressaltar que a gordura presente no amendoim vem principalmente de ácidos graxos poli-insaturados, que são benéficos para a saúde. Essas gorduras poliinsaturadas são responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, pois fazem conjunto com outros nutrientes como o resveratrol, uma substância natural presente no amendoim em alta concentração, idêntica à encontrada no vinho e na uva.

Entre os outros nutrientes está uma substância chamada sitosterol, que tem um papel já testado e aprovado pela comunidade científica européia e norte-americana, de prevenir o desenvolvimento de câncer, além de diminuir tumores já existentes.

O consumo freqüente de amendoins também diminui as taxas sanguíneas de colesterol e triglicérides entre 11 e 14%, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de magnésio, um mineral muito importante para o equilíbrio metabólico, mesmo de pessoas em que a doença é determinada por falha genética. Verificou-se que esse tipo de pacientes normalmente é privado de diversos alimentos, o que provoca deficiências de vitamina E, cuja falta está sendo relacionada a doenças neuro-vegetativas.

Uma porção de 30 gramas de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e alto teor de zinco, mineral vital para a formação e liberação de hormônios. Já existem, inclusive, estudos que comprovam que o consumo de amendoim pode retardar ou diminuir a incidência do Mal de Alzheimer.
GARANTIA DE QUALIDADE

O resgate do amendoim como um alimento nutritivo com garantia de qualidade é um dos principais objetivos do Pró-Amendoim um programa de auto-regulamentação lançado em 2001 pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – ABICAB -. O programa atua no sentido de melhorar a qualidade do produto in natura e industrializado, e faz monitoramento da qualidade dos produtos feitos com amendoim de maneira sistemática e metódica.

Em 2002 a Abicab lançou um Selo de Qualidade, credenciando seu uso por 9 empresas associadas ao Programa Pró-Amendoim que, dessa forma, trazem uma informação visual nas embalagens garantindo aquele produto foi industrializado com um rígido controle de qualidade e é seguro.
30 gramas, 32 unidades ou uma porção de Amendoim Torrado (percentuais relativos à Recomendação Diária), contêm:
Proteína 14%
Gordura total 21%
Gordura Poli-Insaturada e Mono Insaturada 11%
Gordura Saturada 10%
Carboidrato 2%
Fibra 8%
Colesterol 0%
Vitamina E 25%
Niacina 19%
Magnésio 12%
Folato 10%
Cobre 10%
Fósforo 10%
Potássio 10%
Tiamina 10%
Zinco 6%
Ferro 4%
Cálcio 2%

O AMENDOIM É AFRODISÍACO?

• Vitamina E , valor considerado " afrodisíaco do amendoim " , pois, atua na produção de hormônios sexuais, responsáveis pelos caracteres sexuais dos indivíduos. Contribui para vasodilatação sanguínea, aumentando a libido.

RECEITA DELICIOSA E SIMPLES

Bolo de Amendoim

ingredientes:

Massa:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 gemas
  • 1 xícara (chá) de margarina
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • meia xícara (chá) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e moído
  • meia xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 claras em neve

Cobertura:

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (sopa) de leite
  • meia xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e
    moído

Para untar e enfarinhar:

  • margarina
  • farinha de trigo

modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
  2. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central grande (25 cm de
    diâmetro).
  3. Bata na batedeira o açúcar, as gemas e a margarina até obter uma
    mistura cremosa.
  4. Sem parar de bater, acrescente alternadamente, a farinha, o amido
    de milho , o amendoim e o leite.
  5. Retire da batedeira e misture delicadamente o fermento e as claras
    em neve.
  6. Coloque na fôrma reservada e leve ao forno por 35 minutos ou até
    que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.
  7. Deixe esfriar.
    Cobertura:
  1. Em uma tigela, misture o açúcar e o leite.
  2. Coloque sobre o bolo, salpique o amendoim e deixe secar.
  3. Sirva sem seguida.

ARAÇÁ

Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado.


Ajuda a tratar de:
  • escorbuto
  • excesso de ácido úrico
  • inflamações
  • retenção de líquidos
  • poros muito aberto
O araçá possui vitamina A, B, C, além de altas taxas de proteína e carboidratos. A espécie apresenta potencial para conquistar um lugar de destaque no mercado nacional e internacional, principalmente como refresco natural, podendo ainda ser comercializada como polpa congelada ou suco engarrafado.
Tem também, ácido cítrico na sua composição, bastante água (cerca de 90%), carboidratos, sais minerais (fósforo, ferro, sódio, cálcio, potássio, estes últimos, em concentração generosa), fibras e ácido fólico.

É uma fruta com as seguintes propriedades:

  • antissética
  • depurativa
  • digestiva
  • refrescante
  • antihemorrágica
  • controladora da pressão arterial
  • sedativa
  • antioxidante
  • vermífuga
  • diurética
  • anti-herpética (tanto para o herpes labial quanto para o genital, segundo estudos de uma Universidade de Taiwan); - anticancerígena.
É eficaz nos seguintes casos:

Afta

Bochechar com suco de amora-preta, quente, adoçado com mel.

Amigdalite

Suco de amora-preta, quente, adoçado com mel; tomar aos goles. Pode-se também preparar um xarope deste suco, bastando cozê-lo até engrossar um pouco. Fazer gargarejos com o xarope, ou tomá-lo às colheradas, deixando descer suavemente pela garganta.

Bronquite

Infuso da casca da raiz, morno, para combater a tosse. Tomar morno, às colheradas. Em excesso é purgativo. Para preparar um infuso, deitar água fervente sobre as cascas das raízes bem picadas, tapar o recipiente, e deixar esfriar.

Queda de Cabelo

Massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira.

Secreções catarrais

Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda - se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira.

Doenças das Cordas Vocais

Suco de amora preta, quente, adoçado com mel.Tomar vagarosamente.

Diarréia

Usar xarope de amora, conforme explicado em amigdalite. Tomar não mais de 2 colheres de sopa por vez, com intervalos mínimos de 2 horas.

Observação

Pessoas com intolerância a salicilatos (aspirina), devem ingerir a fruta com muita moderação.

Árvore de porte médio com produção abundante.

QUEBRA PEDRA

Nomes Populares: Quebra pedra, Arrebenta pedra e Erva Pombinha



O chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o Phyllantus niruri evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los. Pelo menos é isso que foi comprovado no estudo realizado pela química Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa constatou que o chá de quebra-pedra reduz a adesão de cristais de oxalato de cálcio às paredes do túbulo renal.

Como o nome popular indica, a Quebra-Pedra é utilizada para tratamento de cálculos renais(pedra nos rins) devido à ação relaxante muscular que ajuda a eliminar esses cálculos. Também pode ajudar na prevenção do aparecimento de pedras nos rins. A Quebra-Pedra também possui propriedades diuréticas, analgésicas, anti-infecciosa e pode ser útil em casos de disenteria. Pesquisas recentes estudam o uso da Quebra-Pedra como agente anti-viral para casos de hepatite B.

Pela sua característica diurética é indicada também para quem tem hipertensão.


Várias outras indicações: ácido úrico, afecções urinárias, da pele, da boca e da garganta, afecções da próstata, afecções do fígado, albuminúria, amenorréia, analgésica, areias e cálculos renais, catarros vesicais, cistite, cólica renal, contusões, diabetes melitus com polineruropatia, disenteria, edemas, eliminação de urólitos, emético, febre palustre, feridas, gangrenas, gota, hemorragias, hepatite B, hipertensão arterial, icterícia, inapetência, infecções pulmonares, inseticida de pulgas e piolhos, litíases renais, problemas na próstata, relaxante muscular, úlceras, verrugas.

Por se tratar de uma planta rústica, seu cultivo é muito fácil. Ela se dá melhor em locais à meia-sombra, sem muita luz solar direta. Não é muito exigente quanto ao tipo de solo, mas é recomendável que este tenda mais para o arenoso do que para o argiloso. A planta responde bem à adubação orgânica e não suporta solo encharcado, por isso, no cultivo em vasos ou jardineiras é preciso ter muito cuidado com o excesso de água.

Sensacional esta plantinha rústica, não é mesmo? Mas, lamentavelmente, há um registro sobre a quebra-pedra que não nos permite comemorar: usada pelos nossos índios para tratar problemas hepáticos e renais, ela foi patenteada por uma empresa americana para a fabricação de medicamento para hepatite B.

Nosso tesouro mais uma vez roubado pelos estrangeiros....


GOIABA

ESTA É UMA BOA PEDIDA PARA QUEM ESTÁ DE DIETA!!!!

De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.


No Brasil, o maior produtor mundial de goiabas vermelhas, são produzidas frutas para a indústria (variedades "paluma" e "rica", entre outras) e para consumo in natura (variedades "sassaoka" e "pedro sato", entre outras), com a maior parte da produção concentrada no estado de São Paulo e no entorno do rio São Francisco (Nordeste), na região das cidades Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, mas sobretudo para pessoas com restrições à acidez deste último.

Essa fonte de saúde é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

Aí vai uma receita de geléia bem fácil de fazer:

GELÉIA DE GOIABA

Ingredientes

5 kg de goiaba madura sem casca
2 kg de açúcar cristal
Suco de 2 limões
2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

Higienize bem e descasque as goiabas, depois corte-as ao meio com as sementes. Coloque-as numa panela grande e leve ao fogo para cozinhar com o suco do limão e a água por cerca de meia hora.Vá retirando-as com o auxílio de uma colher grande e passe-as por uma peneira “média”, sempre raspando a polpa que vai se acumulando em baixo da peneira. E descartando o resíduo (fibras e sementes) que sobra em cima da peneira (irá sobrar uma boa quantidade de resíduo).
Passe a polpa obtida para uma boa panela de preferência de fundo grosso e junte o açúcar. Misture bem e leve ao fogo médio, sempre mexendo, pois ela costuma grudar facilmente no fundo.
Para saber se já esta no ponto, pingue um pouco da geléia num pires “gelado” e observe a geléia não deve escorrer e ao ser tocada com o dedo a superfície dela deve “enrugar”.
Passe então para vidros muito bem esterilizados e secos (sem encher até a borda) tampe bem e emborque-os (vire deixando tampa para baixo). Deixe assim por 20 minutos e depois os desvire.
Guarde em lugar abrigado da luz.

Molho Salgado de Goiaba

Ingredientes:

  • 4 unidade(s) de goiaba média(s)
  • 1/2 xícara(s) (chá) de vinho branco
  • 1/2 xícara(s) (chá) de suco de laranja
  • 1 unidade(s) de cebola picada(s)
  • 5 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de pimenta da jamaica moída(s)

Preparação:

Lave as goiabas, descasque-as, tire as sementes. Pique a polpa e coloque no copo do liqüidificador. Junte o suco de laranja e o vinho. Bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo. Retire e reserve. Descasque a cebola, lave-a e rale. Reserve. Coloque em uma panela o azeite de oliva, a cebola e a pimenta. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos, mexendo de vez em quando, ou até a cebola ficar macia. Junte o creme de goiaba e o sal. Abaixe o fogo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até obter um molho levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. Sirva com carne assada.


Bom Apetite!!!!

BARDANA

A Bardana é uma planta estrangeira já aclimada no Brasil, habitando em lugares úmidos e sombreados. É um vegetal muito útil em virtude de suas várias aplicações terapêuticas. Seu êxito medicinal data da antiguidade, não sendo nunca contrariado ao longo dos séculos. Segundo a tradição curou o rei Henrique III da França de uma grave doença de pele.

Origem

Européia, sendo muito comum no Japão, Portugal, França, Itália. Naturalmente na América do Sul, nasce espontaneamente até a Argentina e está bem aclimatada no Brasil.

Uso medicinal

As raízes e as folhas tenras podem ser utilizadas como alimento, podendo a raiz também ser consumida crua. Na Europa as folhas e brotos novos são consumidos como verdura e no Japão é cultivada uma variedade para produção de raízes comestíveis.

No Brasil tem um crescimento vigoroso, sendo considerada uma espécie daninha em pomares e terrenos baldios no sul do Brasil. Antigamente era utilizada em mistura com outras ervas, para clarear a pele, a bardana tem hoje aplicações como depurativo e cicatrizante.

O decocto de suas raízes é eficaz, como purificador do sangue, em doenças reumáticas, afecções reumáticas, afecções renais e distúrbios digestivos. Externamente, prepara-se com elas uma pomada para eczema e uma loção para evitar a queda de cabelo.

Um cataplasma das folhas frescas alivia as dores provocadas por picadas de insetos, torções e hemorróidas, e a sua infusão serve para limpar feridas e inflamações cutâneas.

O extrato das sementes e também suas infusões ou decocções são especialmente indicados para a cura de enfermidades crônicas da pele.

As folhas esmagadas e aplicadas diretamente sobre a epiderme tem uma ação bactericida e anti-micótica que a torna um remédio eficaz contra inúmeras doenças de pele, como dermatoses úmidas e purulentas, acnes, eczemas, pruridos, tinha, seborréia da face ou do couro cabeludo e herpes simples.

O óleo de bardana é considerado um estimulante capilar.


Como Alimento:

Do ponto de vista nutricional, é rica em sais minerais e fornece proteínas, glicídios, fibras, vitaminas A, B1 e C, riboflavina e niacina. Como suas propriedades e boa parte dos nutrientes estão concentrados na casca, recomenda-se escová-la para remover bem a terra, mas não descascá-la. Para evitar que a raiz escureça ao ser cozida, basta deixá-la de molho na água com gotas de vinagre ou limão.

Bardana refogada no molho de soja:

Ingredientes:
2 Raízes de bardana
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 copo de molho de soja (shoyu)

Lavar bem as raízes para retirar toda a terra, já que a casca será ingerida;
Picar a bardana em tiras finas ou pequenos cubinhos;
Colocar a cebola picada bem pequena, o alho e o azeite na panela até dourar;
Adicionar a bardana picada e o molho de soja;
Deixar a bardana cozinhar no shoyu até secar;
Retirar da panela e servir.

Pode ser servida pura, adicionada ao arroz, ao macarrão, sopas e saladas.
Termino com um bom apetite e boa saúde!!!!!!

BANANA

ALIMENTO PARA OS MÚSCULOS, INCLUSIVE O DO CORAÇÃO!

Para começar vejam o valor nutricional da banana:

Vitaminas
A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração. Uma banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. É, por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural.


Hipertensão :

Os pacientes que usam diuréticos para combater a pressão alta geralmente são aconselhados a comer de duas ou três bananas por dia, para ajudar a repor o potássio eliminado na urina. Em termos de fruta como fonte de potássio, a banana só é superada pelo abacate. A inclusão da banana na dieta habitual reduz o risco de derrame e doenças relacionadas à pressão sangüínea. Essa afirmação poderá até constar do rótulo da fruta nos Estados Unidos, depois que as autoridades normativas de drogas e alimentos aprovaram os estudos apontando os benefícios da banana.

Depressão:

De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que se sabe que ajuda a relaxar e te faz sentir melhor.

Dor de cabeça:

Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema


Cérebro:

200 estudantes comeram uma banana no café da manhã, no almoço e no lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração
.

QUE TAL ALGUMAS RECEITINHAS:

BOLO DE BANANA

Ingredientes:
- 3 ovos
- 3 gemas
- 3 xícaras de chá de açúcar
- ½ xícara de chá de óleo
- 1 colher de sopa de margarina
- 6 bananas nanicas maduras
- 2 xícaras de chá de farinha de rosca
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Para polvilhar:
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de canela

Modo de preparar:
Bata no liqüidificador os 6 primeiros ingredientes, até a mistura se tornar homogênea.

Retire-a, passando para uma tigela e misture delicadamente a farinha de rosca, a canela e o fermento em pó. Leve ao forno em assadeira untada e polvilhada, de preferência com buraco no meio e asse a 180°, por cerca de 40 minutos. Após retirar do forno, espere amornar, retire da forma e polvilhe açúcar e canela misturados.

TORTA DE PÃO COM BANANA

Ingredientes:
Margarina para untar
Pão amanhecido 3 unidades
Leite 2 xícaras (chá)
Banana nanica 4 unidades
Açúcar 3 colheres (sopa)
Canela a gosto
Ovo 2 unidades

Modo de preparo:
Unte uma assadeira com margarina. Corte o pão em fatias redondas com espessura de 2 cm. Cubra o fundo da assadeira com metade das fatias de pão, molhe com 1 xícara de leite, coloque por cima as bananas cortadas em fatias e cubra-as com metade do açucar e canela. Por cima das bananas fatiadas, acrescente os ovos batidos e polvilhe com o açúcar e a canela restantes. Leve ao forno por 20 minutos.

Fonte: Programa do SESI "ALIMENTE-SE BEM COM R$ 1,00"

MITOS:

Um boato muito divulgado assegura que a casca seca de banana contém uma substância (na verdade, fictícia) designada como "bananadina", que seria alucinigénica quando fumada. Ao contrário de muitos boatos, a origem deste pode ser traçada. Terá tido origem num artigo do jornal "alternativo" Berkiley Barb em Março de 1967, e que foi posteriormente divulgada por William Powell (autor), que acreditou na sua veracidade, incluindo-a no seu The Anarchist Cookboob em 1970.