EMBAUBA


Eficaz contra a hipertensão, tônica e regularizadora cardíaca (infuso de folhas: 1 col de sopa de folhas em 1 litro de água fervente. Abafe por 5 minutos.). Extremamente diurético, provoca três vezes mais urina que o normal. Popularmente também usada para xaropes para tosses e gripes.




Nome Científico:
Cecropia hololeuca Miq.

Propriedades medicinais: cardiotônica, diurética, tônica, anti-hemorrágica, adstringente, emenagoga, antidisenterica, anti-asmatica, anti-tussigena, anti-gonorreica, anti-leucorreia.

Indicações: afecção respiratória, afecção cardio-pulmonar, afecção cardio-renal, amenorreia, anúria, bronquite, coqueluche, diabete, diarréia, dismenorreia, dispneias, erisipela, feridas, flores brancas, homoptise rebelde, taquicardia, tosses, tuberculose.

ABACAXI

E É UMA BROMÉLIA!!!!!

Propriedades Nutricionais:

O abacaxi é um alimento rico em vitaminia C, betacaroteno (provitamina A), Vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Além disso, também contém uma poderosa enzima, a bromelina, que segundo recentes pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e ajudar na digestão.
Valor Calórico: 100 gramas de abacaxi fornecem 52 calorias.

Propriedades Medicinais:


O suco de abacaxi, que se obtém espremendo-se a polpa do fruto, é um diurético brando, um vermífugo eficiente, calmante da tosse e expectorante. Pode também ser empregado como vulnerário, pois ataca os tecidos decompostos, destruindo-os e deixando as chagas completamente limpas. Graças a este seu efeito, é receitado, ainda, contra as aftas e todas as afecções da mucosa. Além de ser benéfico nas doenças do aparelho respiratório, o abacaxi facilita a digestão e desobstrui o fígado.
O abacaxi ajuda a dissolver coágulos sangüíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos e na digestão. Além disso, é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês. Ajuda nas tosses produtivas.

RECEITA DELICIOSA E MUITO FÁCIL

GELATINA DE ABACAXI

Ingredientes:

1 abacaxi em cubos
5 copos de Água
3 xícaras de chá de açúcar
2 pacotes de gelatina sabor abacaxi
1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:

Leve ao fogo o abacaxi, a água e o açucar e ferva por 20 minutos
Apague o fogo e misture a gelatina, deixe esfriar e misture o creme de leite
Leve à geladeira até firmar




CURIOSIDADES:

Apesar de apreciadíssimo pela maioria das pessoas, na gíria brasileira, abacaxi significa "algo que não dá bom resultado, coisa embrulhada ou que não presta". Este fato provavelmente se deve a seu visual espinhoso e ressequido, bem como a dificuldade para descascá-lo sem se ferir com suas farpas, presentes tanto na "coroa" quanto na própria casca. Descascar o abacaxi, uma extensão da mesma gíria, significa resolver um problema difícil.

O abacaxi é considerado o símbolo da hospitalidade. Para os povos antigos, colocar um abacaxi do lado de fora das casas é sinal de que visitantes são bem vindos.

Do suco do abacaxi obtém-se álcool, ácido cítrico, ácido málico, ácido ascórbico, bromelina (enzima proteolítica que entra na composição de diversos medicamentos) e rações para animais


-



MELANCIA


Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água). Além disso, possui também açúcar, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

A melancia tem propriedades diuréticas enérgicas e laxantes suaves. Aconselha-se o seu consumo nos casos de ascite e obstrução renal, pois seu suco promove a rápida eliminação do ácido úrico. Recomenda-se também ingeri-la em estado natural para auxiliar no tratamento de artrite, reumatismo, acidez gástrica, dispepsia, afecções dos rins e da bexiga. A medicina popular serve-se ainda de suas sementes pisadas no combate a moléstias do aparelho urinário e, em forma de suco, como vermífuga e diurética.

OBS.:


A Melancia aconselha-se que seja comida sem mistura com outra fruta ou outro alimento, por isso é chamada monofágica, isto é, que se come sozinha, sem mistura. O mesmo vale para o melão.

História:A Melancia figura tanto na história do Egito Antigo e como nos cardápios das Mil e uma Noites, famosa coletânea de contos árabes. Segundo algumas informações, foi justamenente o povo árabe que a levou da Índia para a África e posteriormente para a Espanha.
Embora se tenha como certo o fato de a melancieira haver sido introduzida no Brasil depois do seu descobrimento, certos autores afirmam que os índios já a cultivavam mesmo antes da chegada dos portugueses.

EMBALAGENS PLÁSTICAS!!!! MUITO CUIDADO!!!


AS MAMADEIRAS SÃO DE EXTREMA PREOCUPAÇÃO!!!!


O bisfenol A (BPA), substância usada em embalagens plásticas para alimentos, entrou para a lista de produtos químicos considerados preocupantes pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA. O BPA é usado para tornar o plástico mais rigído, no caso de mamadeiras e potes para acondicionar comida, por exemplo. Uma pequena quantidade da substância costuma migrar da embalagem para o alimento. Agências reguladoras como a Anvisa, no Brasil ou a FDA, nos EUA, determinam a quantidade máxima da substância permitida nos recipientes. A exposição crônica ao BPA pode interferir no sistema endócrino. “Uma das associações mais documentadas é com a disfunção da tireoide”, diz Vania Maria da Costa da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia). A SBEM recomenda que embalagens plásticas contendo alimentos não sejam aquecidas. “Com o calor, aumenta a taxa de saída do BPA para o alimento”, afirma Costa.

Os estudos disponíveis ainda não são conclusivos em relação aos riscos do bisfenol A. Mesmo assim, alguns países da Europa estão propondo leis para banir a substância de embalagens para alimentos e mamadeiras. O governo dinarmarquês proibiu provisoriamente, na semana passada, o uso do BPA em materiais com alimentos para crianças de zero a três anos. A decisão foi baseada em estudos do Instituto Nacional de Alimentos da Dinamarca, que apontam possíveis efeitos nocivos da substância. Novos estudos são esperados, mas o governo do país resolveu banir o BPA em caráter preventivo. Na França, o Senado votou a favor da proibição do BPA em mamadeiras, baseado em relatório da agência de segurança em alimentos francesa, que aponta riscos potenciais à saúde. A proibição tem caráter provisório e será anulada se novas pesquisas trouxerem evidências sobre a segurança da substância.

Brasil – A inclusão do BPA na lista da agência de proteção ambiental norte-americana não modifica a atual legislação da FDA. No Brasil, a Anvisa revisou a norma sobre elaboração de embalagens e equipamentos em contato com alimentos em março de 2008. As regras foram discutidas com os países-membros do Mercosul, e todos optaram por manter o uso de BPA nesses produtos. O limite estabelecido é de 0,6 mg de BPA para cada quilo de emblalagem. Segundo a Anvisa, nessa proporção a substância não oferece risco à saúde.

Para muitos cientistas, a substância pode estar por trás do aumento de algumas doenças, entre elas o câncer de mama, os distúrbios cardíacos, a obesidade e a hiperatividade.

- A evidência de que o bisfenol A faz mal é grande. Todos, principalmente grávidas e crianças pequenas, devem evitar estes produtos.