ABACAXI

E É UMA BROMÉLIA!!!!!

Propriedades Nutricionais:

O abacaxi é um alimento rico em vitaminia C, betacaroteno (provitamina A), Vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Além disso, também contém uma poderosa enzima, a bromelina, que segundo recentes pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e ajudar na digestão.
Valor Calórico: 100 gramas de abacaxi fornecem 52 calorias.

Propriedades Medicinais:


O suco de abacaxi, que se obtém espremendo-se a polpa do fruto, é um diurético brando, um vermífugo eficiente, calmante da tosse e expectorante. Pode também ser empregado como vulnerário, pois ataca os tecidos decompostos, destruindo-os e deixando as chagas completamente limpas. Graças a este seu efeito, é receitado, ainda, contra as aftas e todas as afecções da mucosa. Além de ser benéfico nas doenças do aparelho respiratório, o abacaxi facilita a digestão e desobstrui o fígado.
O abacaxi ajuda a dissolver coágulos sangüíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos e na digestão. Além disso, é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês. Ajuda nas tosses produtivas.

RECEITA DELICIOSA E MUITO FÁCIL

GELATINA DE ABACAXI

Ingredientes:

1 abacaxi em cubos
5 copos de Água
3 xícaras de chá de açúcar
2 pacotes de gelatina sabor abacaxi
1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:

Leve ao fogo o abacaxi, a água e o açucar e ferva por 20 minutos
Apague o fogo e misture a gelatina, deixe esfriar e misture o creme de leite
Leve à geladeira até firmar




CURIOSIDADES:

Apesar de apreciadíssimo pela maioria das pessoas, na gíria brasileira, abacaxi significa "algo que não dá bom resultado, coisa embrulhada ou que não presta". Este fato provavelmente se deve a seu visual espinhoso e ressequido, bem como a dificuldade para descascá-lo sem se ferir com suas farpas, presentes tanto na "coroa" quanto na própria casca. Descascar o abacaxi, uma extensão da mesma gíria, significa resolver um problema difícil.

O abacaxi é considerado o símbolo da hospitalidade. Para os povos antigos, colocar um abacaxi do lado de fora das casas é sinal de que visitantes são bem vindos.

Do suco do abacaxi obtém-se álcool, ácido cítrico, ácido málico, ácido ascórbico, bromelina (enzima proteolítica que entra na composição de diversos medicamentos) e rações para animais


-



0 comentários: