CAFÉ

A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:

Os cientistas já consideram o café como
alimento funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo um nutracêutico.

  • O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool. Além disso melhora a atenção e, conseqüentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
  • O café contém vitamina B, lipídios, aminoáciedos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
  • O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
  • Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.
  • Melhora a taxa de oxigenação do sangue.

A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.

Tudo em excesso pode fazer mal. As críticas ao consumo de cafeína em quantidades moderadas são total e completamente infundadas, mas ainda arraigadas ao limitado conhecimento de pessoas desinformadas.
Em quantidades moderadas - o equivalente a 400-500 mg/dia - dose de até 4 xícaras - a cafeína não é prejudicial a saúde humana, desde a gestação até o final da vida.






É TAMBÉM ESOTÉRICO!!!!!!
De grande consumo mundial o café marca também sua presença entre os povos ciganos em rituais esotéricos conhecidos como cafeomancia que é um ritual de ler a xícara de café em que o consulente tomou seu café. A leitura consiste em observar qual figura se formou no fundo da xícara.
Este ritual hoje se resume a poucas pessoas a usá-la mas já teve seu glamour em remotas eras, inclusive, tomou grandes decisões e de grande vulto em outras épocas da história.
Existem regiões que usam este ritual de leitura mas com chá.




Bem, o importante aqui é frizar os benefícios que se pode obter com o hábito de tomar café com moderação e sem culpa.










No mais, vamos aproveitar um cafézinho bem fresquinho.....HUMMMMM!!!!!

Além do prazer que essa bebida nos proporciona, é possível também utilizar este grão para cuidados com a beleza, sim, estou falando de cosmética.....


Uma máscara à base de café é considerada por especialistas, como o primeiro tratamento antienvelhecimento para o corpo desenvolvido no mundo. A fórmula é desintoxicante, queima gorduras e drena líquidos. Além disso, contrariando o senso comum, a cafeína, ao invés de engordar, pode ajudar a perder medidas.
A máscara anti-idade à base de café é composta por uma fórmula desintoxicante que também leva, além do café, erva mate, cafeína e silanol. Além de combater os efeitos do tempo, a substância atua na queima de gordura, na drenagem de líquidos e na eliminação de toxinas. A máscara é aplicada em todo o corpo, depois de uma esfoliação corporal.

Alguns produtos de beleza à base de suas sementes trabalham ativamente reafirmando, afinando e redefinindo as curvas. O coffee-sculptor, um dos produtos do mercado, tem ação de suavizar a pele e de auxiliar a eliminação de gorduras em regiões como coxas e abdômen.

E para terminar uma receitinha.....

FRAPPÉ DE CAFÉ

Uma das receitas mais populares e fáceis para se fazer em casa:

Ingredientes:

1 bola de sorvete de creme.
1 xícara de café gelado preparado normalmente, sem açúcar.
1 xícara de leite gelado.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Rende um copo. Para decorar basta usar calda de chocolate no fundo do copo antes de servir.


MENTRUZ

Nome Científico: Coronopus didymus

O mentruz tem alta concentração de iodo e o seu gosto é muito parecido com o agrião, é utilizado já há muito tempo por curar ematomas, inchaços musculares e algumas feridas, inclusive infecções na garganta e órgãos internos. Tem-se informação de seu uso até mesmo para tratamento de úlceras gastro-intestinais. O seu principal componente ativo é o iodo, mas esta plantinha tem outros componentes ativos muito importantes e pouco estudados, pois apenas a ingestão do iodo não proporciona o resultado que ela apresenta. Pode ser macerado com sal ou em óleo vegetal pré aquecido para ser aplicado sobre hematomas, nervos que sofreram torção. Batido com leite é muito utilizado para tratamento de infecções da garganta, faringe ou estomacais.
Também é utilizado no preparo de um fortificante que utiliza um litro de vinho do porto, uma gema de ovo de pata e um maço de mentruz, depois de batido no liquidificador e coado deve ser colocado na geladeira. Toma-se uma colher de sopa antes das refeições.
Também tem o seu princípio ativo muito utilizado como inseticida, por isso o cheiro ser parecido com alguns inseticidas não é mera coincidência.


RECEITINHA INTERESSANTE PARA DIAS FRIOS.....


Sopa de fubá com mentruz
30 g de bacon, se quiser;
2 dentes de alho picados;
1 colher (sopa) de azeite;
1 litro de caldo de galinha caseiro;
1/2 xícara de sêmola de milho misturada com 1 xícara de água (fubá comum também serve);
Sal a gosto;
1/2 xícara de folhas de mentruz rasteiro refogada rapidamente em azeite (ou sobras de mostarda refogada ou de couve);
3 ovos caipiras;
Pimenta-do-reino para finalizar;
Modo de preparo:

Se quiser Se for usar o bacon, pique finamente e coloque numa panela junto com o alho para fritar no azeite até dourar. Junte o caldo e deixe ferver. Adicione, então, a sêmola e mexa até engrossar. Junte sal, se o seu caldo não for salgado. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por meia hora. Junte as folhas previamente refogadas e quebre os ovos separados e deixe cozinhar por 2 minutos ou menos se quiser a gema bem mole. Sirva polvilhada com pimenta-do-reino.
Rende: 3 porções