ERVA BALEEIRA

Planta é natural da Mata Atlântica


Nome Científico: Cordia verbenacea

Seu uso popular é largo e variado: é usada contra artrite, reumatismo, artrose, contusões e em todo tipo de inflamação, inclusive na forma de bochechos para aliviar dores de dente e tratar inflamações bucais. Além disso, é indicada contra úlceras. Seus poderes como cicatrizante e antiinflamatória é que fizeram a fama desta planta. Em algumas regiões, as folhas da erva-baleeira são cozidas e aplicadas sobre feridas para acelerar a cicatrização.

A erva baleeira colhida no CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) é matéria-prima para o primeiro antiinflamatório feito a partir do extrato de uma planta nativa brasileira, em forma de creme, que estará no mercado ainda neste semestre. Quis o destino que o diretor-presidente de um grande laboratório, vitimado por dores musculares em partidas de futebol na praia, sentisse na pele o alívio imediato proporcionado pela infusão caseira oferecida pelos caiçaras. “Um dos fundadores do Aché, ele [Victor Siaulys] insistiu em produzir um medicamento a partir da erva baleeira, contratando para isso vários grupos de pesquisa. A Unicamp foi envolvida porque nós já vínhamos estudando a planta pelo aspecto agronômico e era preciso garantir o cultivo da matéria-prima em escala e padrão necessários para atender à demanda de produção”, explica Pedro Magalhães, que coordena a Divisão de Agrotecnologia do CPQBA.

Em 2001, pesquisadores descobriram que um dos princípios ativos da erva baleeira responsável pela ação antiinflamatória não era a artemetina, como descrevia a literatura, mas um componente do óleo essencial, o alfa-humuleno. Testes clínicos junto a centenas de pacientes mostraram que o creme (de nome comercial Acheflan) é tão eficaz para casos de dores musculares quanto o principal antiinflamatório do mercado. Estudos comparativos demonstraram, ainda, que o creme de erva baleeira apresenta menos efeitos colaterais, como vermelhidão na pele. O laboratório já estuda com boas perspectivas o uso do óleo essencial também em forma de comprimido.


CURIOSIDADES:

No Brasil, esta planta é muito utilizada para repelir insetos: as pessoas plantam-na em volta da casa para afastar os insetos em geral.

O óleo medicado de erva baleeira:


Composição:
óleo de gergelim e óleo de girassol prensados a frio;- folhas frescas de cordia verbenacea (Erva Baleeira).

Modo de usar:
Uso externo. Aplicar o óleo morno no local da dor/inflamação e massagear até ser absorvido.




GERVÃO ROXO

Esta planta é bastante conhecida desde os tempos da nossa civilização. Foi usada por crentes em rituais , como uma planta sagrada. Pouco a pouco o gervão foi enaltecendo e os conhecedores do seu valor terapêutico começaram a usá-lo com êxito no combate a certas doenças. Em 1929 esta planta constava como medicamento na farmacopéia brasileira.

NOME CIENTÍFICO: Stachytarpheta jamaicensis (L.) Vahl.

INDICAÇÕES: amebíase, afecções renais e gástricas, bronquite, cefaléia, contusão, debilidade orgânica, distúrbio nervoso, eczema, erisipela, ferida, fígado, furúnculo, hepatite, inchaço do baço, inseticida, machucadura, prisão-de-ventre, rouquidão, resfriado, úlceras, tumores, vitiligo.


PRINCÍPIOS ATIVOS: Princípios ativos: óleo essencial, taninos, flavonoides, saponinas e alcaloides. Todas as partes da planta são usadas, inclusive a raiz.


PROPRIEDADES MEDICINAIS
: analgésica, antibacteriana, antidiarréica, antiemética, antiespasmódica, anti-hemorroidária, antiartrítica, anticatarral, antilítica, antiinflamatória, anti-reumática, antiasmática, antidisentérica, anti-hipertensiva, anti-hepatotóxica, antioxidante, antipirética, béquica, cicatrizante (raiz), detersiva, diurética, emenagoga, estimulante das funções gastrointestinais, febrífuga, hepática (raízes), inibidora da secreção gástrica, indutora da motilidade intestinal, laxante, sudorífica, sedante, tônica eupéptica, vermífuga, vulnerária.

CURIOSIDADE: Para aqueles indivíduos de índole biliosa que não aceitam a injustiça ou erro. Se entregam à vontade de punir e agredir como forma de reparação. Eles gritam, xingam, batem e maltratam aqueles que acreditam estar sendo os causadores da situação inadequada. São perfeccionistas, batalhadores, entusiastas com seus projetos e atividades. Normalmente enxergam os outros como um possível obstáculo à realização dos seus intentos. Por isto cobram e exigem em excesso dos outros. São indivíduos tensos, muito ansiosos e estressados, que não conseguem relaxar a mente e o corpo. Para a ansiedade severa e a hiperatividade infantil. Atua como "antiinflamatório" floral. Vervano ajuda estes indivíduos a terem um menor envolvimento emocional e mental com os acontecimentos ao seu redor. Ajuda-os a conquistarem um pouco de paz em suas mentes e a viverem com mais calma, serenidade e a agirem com mais sabedoria.