CANELA

Canela (Cinnamomum cassia nees)

Considerada símbolo da sabedoria, a canela foi usada na Antigüidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China. Entre as muitas histórias da canela, conta-se que o imperador Nero depois de matar com um pontapé sua esposa Popea, tomado de remorsos ordenou a construção de uma enorme pira para cremá-la. Nessa pira foi queimada uma quantidade de canela suficiente para o consumo, durante 1 ano, de toda a cidade de Roma! Mesmo sem a importância que teve no passado e não sendo mais motivo de lutas entre os povos, a canela continua indispensável, como tempero na culinária moderna.

Simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a resolução de problemas.

Estudos da Associação de Medicamentos dos Estados Unidos (USDA) indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diariamente reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos). Os efeitos, que podem ser conseguidos ao utilizar canela em chás, beneficiam também diabéticos.
Os benefícios da canela encontram uma área de ação perfeita na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como o acne. No que se refere à primeira, existe um remédio caseiro com canela: um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel. O acne pode tratar-se aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele.

Também para problemas digestivos; estimulando a digestão e removendo flatulências. Além disso, aplica-se para tratar o mal hálito como refrescante bucal.

As pesquisas científicas. Prevê infecções e ajuda com a dor da artrite, a leucemia e serve como anticoagulante.

Existem três tipos de compostos que estão por trás das propriedades medicinais da canela. O primeiro é o acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde (que é o composto da canela que lhe dá o seu cheiro e o seu sabor). E finalmente, é importante destacar a composição mineral da canela, que consiste em fibra, ferro, cálcio e manganésio.

E é claro uma receitinha deliciosa....

MUFFINS DE CANELA COM GOTAS DE CHOCOLATE

Xícara medida 240ml
1 ½ xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar granulado
¼ xícara de açúcar mascavo – meça bem apertadinho
½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) canela em pó
½ colher (chá) sal
2 ovos
½ xícara manteiga sem sal, derretida e levemente esfriada
½ xícara leite
1 colher (chá) extrato de baunilha
1 xícara gotas de chocolate

Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Unte com manteiga ou forre com papel 12 forminhas de muffins.
Em uma vasilha grande, misture a farinha, os açúcares, os fermentos, a canela e o sal. Reserve.
Em outra vasilha, bata os ovos, junte a manteiga derretida, o leite e a baunilha.
Coloque a mistura líquida na mistura de farinhas, mexa levemente, junte as gotinhas, misture só mais um tantinho. Não misture em demasia, não é para ficar com aparência nem consistência de massa de bolo, senão os muffins ficarão duros!
Com ajuda de 2 colheres, coloque a massa nas forminhas de muffins já preparadas, enchendo somente 2/3 da capacidade delas.
Leve para o forno e deixe por 20-22 minutos - o suficiente para o teste do palito dar OK!
Sirva-os ainda morninhos!


Hummm!!!!!


1 comentários:

Thais Roland disse...

Huuuummmmm!!!!! ADORO Canela! Quero esse mufim na próxima visita, mamãe! :D