CAVALINHA

A Cavalinha é um dos seres vivos mais antigos do planeta. É mais antiga ainda do que as baratas que apareceram na Terra há 300 milhões de anos. Data do período Paleozóico, quando bosques inteiros de cavalinha gigante, de até dez metros de altura por dois metros de diâmetro, cobriam enormes extensões de pântanos. Hoje é uma planta curiosa, uma miniatura exata da sua ancestral. É muito bonita, parece um bambuzinho verde bem escuro, que vai brotando sem parar, dentro do canteiro e fora dele! Parece que no Mato Grosso e nas Minas Gerais ainda se pode encontrar cavalinhas com vários metros de altura, mas são quase sempre confundidas com bambus.


Possui um enorme teor de sílica, tão grande que já foi usada para polir metais e madeira, graças ao seu poder abrasivo. Suas cinzas chegam a ter cerca de 80% de sílica, mas este não é o único mineral disponível da planta, que também é rica em cálcio, ferro, magnésio, tanino, sódio e muitos outros.
É uma incrível planta medicinal. Combate a dor de cabeça graças a seu ácido acetilsalicílico (o da aspirina). Pode ser usada em hemorragias internas e externas. Junto com o alecrim forma uma dupla imbatível para equilibrar a pressão e é um dos mais espetaculares chás para as mulheres de mais de quarenta anos, pois repõe no organismo os minerais perdidos juntamente com os hormônios, combatendo eficazmente a osteoporose. Mas é também uma planta tóxica que deve ser usada com cuidado. Nunca esquecer que "tudo o que é demais aborrece". Na Suécia já foi usada na alimentação das vacas com a finalidade específica de aumentar a produção do leite.
Na cosmética, estimula o crescimento dos cabelos e ajuda a combater a caspa. Quando as unhas começam a quebrar ou ficam esbranquiçadas, sinal evidente de falta de cálcio no organismo, quinze dias de chá de cavalinha resolvem o problema. No uso externo, para compressas em úlceras, veias varicosas e ferimentos o chá deve ser bem mais forte, pelo menos o dobro das folhas usadas para beber.
A cavalinha é ainda um dos símbolos da fertilidade feminina. Mulheres que queriam engravidas, ainda no século passado, colocavam vasos com plantas em seus quartos.
A magia também está presente na história da cavalinha. Com ela os pastores construíam pequenas flautas para espantar serpentes e encantar o ser amado....


Suas propriedades adstringentes e diuréticas, auxiliam no tratamento da gonorréia, diarréias, infecções de rins e bexiga, estimulam a consolidação de fraturas ósseas, agem sobre as fibras elásticas das artérias, atuam em casos de inflamação e inchaço da próstata, aceleram o metabolismo cutâneo, estimulam a cicatrização e aumentam a elasticidade de peles secas, sendo indicada ainda para o combate de hemorragias ou cãibras, úlceras gástricas e anemias.

É usada também como hidratante profundo, ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas, dá brilho aos cabelos, auxilia no tratamento da celulite e também da acne.





0 comentários: