DENTE-DE-LEÃO

Nome Científico: Taraxacum Officinale

É uma planta medicinal herbácea conhecida no Brasil também pelos nomes populares: taráxaco, amor-de-homem, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira.

No Nordeste é conhecida por "esperança": abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde.
As lendas nos contam que o dente-de-leão, esta plantinha que nasce entre a grama e nos buraquinhos das calçadas, formou-se da poeira deixada pela carruagem do sol em suas andanças diárias, porque suas flores amarelas se abrem ao nascer do dia e se fecham ao cair da tarde.

Seu nome parece derivar da palavra grega taraxos, que significa doença, e akos, que significa remédio.
No século X já era um dos principais medicamentos das boticas na Inglaterra. No século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, era tão comum que quase todo mundo tinha ao menos uma muda num vaso. Depois caiu no esquecimento. No Brasil ainda é considerado uma erva daninha, e não passa pela cabeça de ninguém plantar dente-de-leão. Depois da tiririca deve ser a praga mais detestada pelos jardineiros que não conhecem suas qualidades fantásticas. É ótimo companheiro das árvores frutíferas e um dia seu grande valor será reconhecido outra vez.


Na medicina está provado pela moderna investigação científica que o extrato de dente-de-leão duplica, podendo atpe quadruplicar, o volume de bílis produzido pelo fígado no espaço de uma hora depois de tomado. As decocções das folhas, flores e raízes são tônicas, depurativas e levemente laxantes. Estimulam os rins e o fígado e eliminam a uréia, o colesterol e o ácido úrico, o que o torna um remédio fantástico para má digestão, todos os tipos de reumatismo, arteriosclerose, celulite e distúrbios circulatórios.





Na cozinha, as folhinhas novas do dente-de-leão combinam muito bem com as saladas, sendo que as mais velhas são duras e desagradáveis ao paladar. Das folhas e flores se faz um vinho, apreciado pelos amantes da comida muito simples e natural, e das raízes secas e trituradas é possível fazer uma bebida que lembra o café.




Na cosmética ajuda bem nos regimes de emagrecimento. Purifica o sangue e combate a celulite. Um chá bem forte clareias as sardas, e para se obter bons resultados deve ser misturado com cavalinha. Para espinhas também é considerado um super-remédio. Compressas à noite e pela manhã deixarão a pele limpa e sedosa. Para completar o tratamento, use um chá desinfetante tipo calêndula e mantenha a pele escrupulosamente limpa.






No aspecto mágico seus usos também são numerosos: deve-se plantar dentes-de-leão na parte norte do jardim para que os ventos sejam sempre favoráveis.
Para mandar uma mensagem para o seu amado é só soprar as sementes e visualizar a mensagem.
Para adquirir incríveis poderes psíquicos é só tomar aquele "café" feito com as raízes, e para atrair os espíritos, coloque o mesmo café em um pote debaixo da cama.




1 comentários:

Lovely disse...

eu adorei o seu post sobre dentes de leão, estou fazendo um post sobre dentes de leão e esbarrei no seu blog, acho q vc pesquisou tudo muito bem pesquisado parabéns.