CONFREI

Confrei ou consólida são alguns dos nomes vulgares do Symphytum officinale

O Confrei é uma daquelas plantas que de vez em quando "entram na moda" e logo caem em descrédito porque são aconselhadas para todos os males e acabam não curando nada. São usadas como novidade uma ou duas vezes e depois rapidamente esquecidas na horta ou na cozinha.

Nos últimos cem anos já foi considerado capaz de evitar as carências alimentares de todos os seres humanos e de curar todas as doenças. Há pouco tempo, entretanto, foi considerado cancerígeno, e desde então existem opiniões antagônicas a seu respeito.
Alguns médicos embora não neguem sua eficácia - o Dr. Eduardo Peixoto, diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde é um deles - aconselha a suspensão de seu uso até que se confirme ou não a existência de efeitos colaterais. O Dr. Marcial Ribeiro chega inclusive a citar experiências com ratos feitas na Universidade de Tóquio, Japão: em 600 dias estes animais apresentaram neoplasia no fígado. No caso do Homem, supõe-se que esse efeito só pode ser constatado depois de 15 a 20 anos de ingestão ininterrupta de confrei. A Farmacolocista Jurema Paes Leme, no entanto, contesta tal suposição, afirmando que para contrair tumores hepáticos um homem de 60 kgs teria que ingerir quatro xícaras de chá por dia durante 140 anos. Já o prof. Dr. Walter Accorsi, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP Piracicaba), que vem receitando confrei aos seus clientes há muitos anos, acredita que esta planta não cause mal algum. E o farmacologista Antonio Carlos Neder, da Unicamp, que tem feito uma série de experiências que comprovam as virtudes do confrei como cicatriznate e curativo, não observou até agora nenhum efeito nocivo desta erva.

Há muitos séculos é usado na Ásia como ração para os animais e sempre foi considerado a planta que "solda os ossos". Realmente age quase sempre como um "cola-tudo" em relação aos ossos, mas é perigoso quando se trata de ferimentos tipo úlcera. Cicatriza tão depressa a parte externa da pele que muitas vezes o processo inflamatório continua por dentro. Mesmo assim foi usado pelas tropas romanas, pelos cruzados e por todos os exércitos europeus até a Primeira Guerra Mundial.

O confrei faz parte da relação de 21 plantas cujas propriedades terapêuticas estão sendo analisadas pela Central de Medicamentos (Ceme), órgão do Ministério da Previdência Social. A ele atribui-se a capacidade de não só curar e cicatrizar feridas mas também consolidar fraturas com prodigiosa rapidez. Considera-se ainda que o chá preparado com as folhas e raízes funciona beneficamente nas doenças pulmonares, inclusive as graves como pneumonia e tuberculose, além de estancar a hemorragia de pulmões, estômago e intestinos. Em alguns casos, conforme fontes categorizadas, tem sido empregado com êxito contra tumores malígnos e úlceras progressivas.

Na cosmética natural o confrei é uma preciosidade e custo a acreditar que possa fazer mal.
Um creme feito com cera de abelha, lanolina e suco de confrei é excelente para a pele e atenua as rugas em volta dos olhos. Aliás, o suco de confrei pode ser colocado puro dentro dos óleos e dos cremes para deixar a pele elástica e jovem. Claro que assim o creme fica muito mais perecível. O jeito mais prático de começar a usar uma receita como esta é separar um pouquinho do creme preferido, juntar algumas gotas de suco de confrei e experimentar.


No aspecto mágico, o confrei é uma planta que protege os viajantes. Algumas folhas na mala evitam que a bagagem se perca. Na Idade Média as jovens que tinham perdido a virgindade, na véspera do casamento tomavam um banho num chá bem forte de confrei e parece que nenhum noivo desconfiava, porque as virtudes adstrigentes da planta neste sentido realmente são fantásticas.....

O Confrei estimula o sentimento de segurança pessoal.

5 comentários:

Unknown disse...

olha eu tenho esta pranta em casa maS NAO CUIDAVA MAS Agora atraves de de melhores informaçoes vou cuidala com carinho poprque hoge noz pessoas pobre tem que se defender dos male atraves de remedio caseiros (e claro que nao e aconselhavel desistir de consultar um especialista )

vida e natureza disse...

Oi Florisvaldo...é isso mesmo, as plantas são parceiras em muitas coisas especialmente na saúde, então cuide bem sim das suas....e desfrute dos benefícios....

Alderiva Maria disse...

Descobri que uma amiga ficou com a pele do rosto limpinha e sem as manchas escuras, graças ao suco do Confrei misturado com creme. Ela passava no rosto todas as noites. Somem não no momento, mas com o uso por alguns dias. Desapareceu totalmente as manchas escuras do rosto.

Unknown disse...

posso tomar para emagrecer?tem perigo ou não?quanto devo tomar por dia e quanto tempo?

Sales disse...

Nos dias de hoje, uma das maneiras mais eficazes de utilizar o Confrei é através de compressas, pois o seu uso interno está proibido por lei.