GUACO

Guaco, o bom do inverno

Nome Científico:
Mikania glomerata




O uso do guaco como planta medicinal é muito antigo. Em 1870, chegou a ser criado um produto preparado com hastes e folhas da planta - era o Opopeldo de Guaco que durante décadas foi considerado um "santo remédio" contra bronquite, tosse e reumatismo.

Cientificamente já está provado que o guaco apresenta propriedades medicinais expectorantes e broncodilatadoras, sendo indicado no combate à tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros sintomas associados à gripes e resfriados. Popularmente, o guaco continua sendo usado para tratar reumatismo, infecções intestinais e cicatrizar ferimentos.

Pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram os efeitos do guaco contra câncer, úlcera e afecção por microorganismos, além de prevenção de cárie e da placa bacteriana dos dentes.




















Agora vejam isso, pena que não funcione em todos os postos do SUS.....

Ministério da Saúde elabora lista de plantas medicinais que poderão ser utilizadas pelo SUS

A partir de 2009, o SUS pretende ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. Atualmente, são oferecidos fitoterápicos derivados de espinheira santa, para gastrites e úlceras, e de guaco, para tosses e gripes.



Bebida Quente com guaco

queimar as folhas e talos do guaco com açucar depois despeje leite e deixe ferver.
além de ficar uma delícia voce dorme feito um anjinho!


0 comentários: