PANACEIA

Bem hoje vamos falar um pouco desta planta originária da Mata Atlântica e que tem poderes mil....





É muito comum as pessoas dizerem: "Você conhece tal planta? Ela é tão boa que serve para tudo", "Veja bem, não é bem assim! Ela até pode ser boa para muitas doenças, mas não podemos dizer que ela é boa para tudo (até existe uma planta com este nome “paratudo”). Se ela fosse realmente boa para todas as doenças, não precisaríamos das outras, não é verdade?" Mas a população é assim mesmo. Ao mesmo tempo em que é detentora de uma sabedoria infinita, às vezes meio que exagera um pouco, e aí é necessário o bom senso para saber até onde podemos acreditar em suas afirmações. Na área farmacêutica também existem situações em que se diz que o fitoterápico “serve para tudo”: o termo é panacéia. Sendo assim, tecnicamente panacéia é aquele fitoterápico que teoricamente serve para uma infinidade de doenças.



Mas afinal de contas em que situações podemos empregar a panacéia? Basicamente as pessoas a utilizam para problemas renais. Possui ação diurética, é muito indicada para pedras nos rins e até mesmo infecção urinária. Como apresenta uma ação depurativa, pode ser empregada para uma série de doenças, como úlceras cutâneas, doenças de pele, urticária e eczemas. Antigamente também era muito utilizada em doenças venérias e até mesmo no tratamento da gonorréia. Ainda hoje é empregada para reumatismo, distúrbios uterinos, como calmante para pessoas com problemas de coração. Também possui ação para desobstruir o fígado, facilitando os processos digestivos, além de possuir ação hemostática. Acredito que devido a tantas ações é que as pessoas acabam dizendo que serve para tudo (panacéia). Antigamente pegavam suas folhas, davam uma leve tostada no forno a lenha e preparavam um chá que diziam que era muito saboroso. Provavelmente pelo fato de ser aquecida, seus óleos se evaporavam e o sabor do chá ficava bem melhor. Mas o que importa é que podemos nos beneficiar muito das qualidades desta planta que é nativa do Brasil e encontrada principalmente na região sudeste e sul. Seu aroma é muito intenso na hora de preparar o chá e muitas pessoas acabam desistindo do tratamento, reclamando do seu sabor, mas elas não sabem o que estão perdendo. Poderoso diurético, útil na obesidade e nas moléstias do útero, da bexiga e da uretra.

12 comentários:

Gilreânia disse...

ótimas informações! posso confirmá-las porque minha mãe tem usado o chá da panacea para distúrbios uterinos e tá sentindo bons efeitos!

vida e natureza disse...

Olá Gilreânia....

é um prazer receber seu comentário e maior ainda por voce ser uma testemunha da eficácia desta planta....muito obrigada

renato j disse...

tambem fiz uso desta planta para tratamento de pedras nos rins e obtive otimos resultados! a sua eficacia e muito boa! recomento.

vida e natureza disse...

Olá Renato, obrigada pela visita e comentário, essa planta é mesmo fantástica, mas, se o seu problema é pedra nos rins então talvez voce deva usar a planta "quebra pedra" é mais indicada para esse fim...

zuleika disse...

minha irmã tem dificuldade de engravidar. indicaram a panacéia, o que vc acha, é eficaz nesse caso? aguardo resposta. obrigada.

Giselle disse...

Faço uso do cha para calculos renais e estou com hematuria. Conheço um senhor que tinha o mesmo problema e fez uso da Panaceia e hj não tem mais nada de doença. Pego uma folha, lavo e coloco em 1 lt de agua, faço infusao e tomo o dia todo, intercalando com agua mineral.

nina disse...

vcs não responderão a pergunta da zuleika.também quero saber;

vida e natureza disse...

Oi Nina....eu respondi sim vou te mostrar....

Olá Zuleika!!!!

Antes de mais nada quero agradecer imensamente pela sua visita, quanto ao problema da sua irmã é bastante delicado e creio que posso te passar para uma pessoa que certamente vai ajudá-la. Então veja abaixo os dados:

Recanto Lua Crescente
telefone : (11) 4696-7607
Falar com Paulo ou Lia

Eles trabalham com tratamento fitoterápico e fazem o atendimento até mesmo por telefone e sendo o caso enviam o remédio pelo correio, peça a ela que ligue pra eles, tenho certeza que vai encontrar o que procura.

Mais uma vez agradeço sua visita, espero tê-la ajudado e se precisar de mais informações me procure está bem....

Boa Sorte

Glen Junior disse...

Preciso saber se a panaceia pode ser utilizada para tratamento da próstata??

Rosário Carvalho Dreys disse...

Ola,

Sou uma fã de todas as plantas...e ganhei uma muda de Panacéia, gostaria de saber como devo cuidar dessa planta. Qdo devo replantar, se pode ser cuidada em um vaso? É um arbusto, gosta de sombra ou sol...e qual o fertilizante usar? Grata.
Meu e-mail carvalho_03@hotmail.com

Adriana Mirandella disse...

Boa tarde! Me indicaram esta planta pra fazer cha, pois tenho bexiga neurogenica. Gostaria de saber se conhecem alguém com este caso e tomara o chá e qual eveito fez. Desde já agradeço a oportunidade. Adriana Mirandella.

Adriana Mirandella disse...

O cha de panaceia pode ser usado por pessoas que tem bexiga neurogênica?