O PODER CURATIVO DA ÁGUA

Água é um santo remédio.


Muita gente tem morrido por falta de água pura. Milhares de inválidos vivos que são um peso morto para si e para os outros pensam que sua vida depende de tomar medicamentos das farmácias. Estão constantemente evitando o uso de água. No entanto, "luz, ar puro, água pura e dieta frugal é tudo o que necessitamos para sarar".

Tomar água é essencial. Claude Bernard, um grande fisiólogo do século XIX, decobriu que as células do corpo humano vivem em um líquido que chamou de "milieu interieur"(meio interno). Esse meio foi renomeado por Walter Cannon como "homeostasia", pois tal líquido mantém constantemente o ambiente adequado para os 70 bilhões de células do corpo humano.

Mas os benefícios da água não se restringem à parte interna. A hidroterapia tem variados recursos. Os mais utilizados, por resumirem os bennefícios de outros e pela simplicidade de aplicação, são os banhos, fricções, compressas e clisteres (lavagem intestinal).

BANHOS NOS PÉS


FRIO:
Indicações: Serva para "chamar" o sangue para os pés. É bom em casos de insônia.

Num balde com água fria, coloque os pés (com água até a altura da barriga da perna). Esse banho não deve demorar mais que 3 minutos.


QUENTE:

Indicações: é usado simplesmente para aquecer os pés ou para auxiliar no emprego de ourtros recursos hidroterápicos em casos graves de doenças do cérebro. Todo pedilúvio quente é mais eficaz com chás de plantas curativas no lugar da água.

Para doenças locais, isto é, doenças no pé (tumores, supurações, gota), pode-se usar chá de alfafa ou feno.

Para dores de cabeça, utilize água quente com sal e cinza (um punhado de sal, 2 de cinza vegetal)

Todo pedilúvio quente deve terminar com uma ducha de água fria rápida nos pés. Isso só não é aconselhado nos banhos de pés para atraso de menstruação e quando se usar sal e cinza na água, pois a água fria faz o sangue voltar para as regiões superiores.

Bom por hoje vamos ficar nos banhos de pés, porém, os banhos têm uma variedade enorme, tais como, de Tronco, Imersão, de Vapor, Genitais, Ouvido, etc....

Apenas não esqueçam que a água é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Então beba água de seis a oito copos por dia.



1 comentários:

Lovely disse...

A unica coisa melhor do que entrar num banho quente, é sair de um banho frio, a agua fria faz o meu cabelo ficar mais brilhoso, e refresca no verão, esse é um dos motivos de eu não gostar do inverno, sou meio que obrigada a tomar banhos quentes