DENTE DE LEÃO

Nome Científico: TARAXACUM OFFICINALIS


Plantinha tão desprezada em nosso país e com tantas qualidades, assim são as plantas quanto mais lemos mais nos surpreendemos.

Erva super nutritiva a um custo mínimo ou nulo - basta olhar para os campos e jardins à sua volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância.

As lendas nos contam que o dente-de-leão, esta plantinha que nasce entre a grama e nos buraquinhos das calçadas, formou-se da poeira deixada pela carruagem do Sol em suas andanças diárias, porque suas flores amarelas se abrem ao nascer do dia e se fecham ao cair da tarde.
Seu nome parece derivar da palavra grega Taraxos, que significa doença, e akos, que significa remédio. No século X já era usado pelos médicos árabes e no século XVI era um dos principais medicamentos das boticas na Inglaterra. No século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, era tão comum que quase todo mundo tinha ao menos uma muda num vaso. Depois caiu no esquecimento. No Brasil ainda é considerado uma erva daninha, e não passa pela cabela de ninguém plantar dentes-de-leão. De´pos da tiririca deve ser a praga mais detestada pelos jardineiros que não conhecem suas qualidades fantásticas. É ótimo companheiro das arvores frutíferas e um dia seu grande valor será reconhecido outra vez.

Na medicina

O fígado é o órgão que mais se beneficia desta planta, que o ajuda e estimula a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Excelente para uma cura primaveril, para limpar os excessos acumulados durante o Inverno.

A extraordinária popularidade do uso do dente-de-leão para fins medicinais está intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fígado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas científicas feitas um pouco por todo o mundo, mas principalmente na Alemanha, onde a planta é muito popular.

O dente-de-leão é também um poderoso diurético. O Journal of Planta Medica publicou resultados de uma pesquisa feita em 1974, confirmando que as folhas do dente-de-leão possuem uma ação diurética poderosa no corpo humano, ação esta estudada e confirmada em muitas outras pesquisas mais recentes. Tradicionalmente, os diuréticos provocam uma perda importante de potássio, o que não acontece com o dente-de-leão, uma vez que esta planta tem um altíssimo teor deste mineral na sua composição e atua nas células nervosas e musculares. Protege contra a pressão alta e derrame cerebral. Exerce papel essencial nos casos de contração muscular, condução nervosa e hipertensão. É benéfico no tratamento do câncer. O látex de sua haste, rico em vitamina A, é excelente para a visão.


Na cozinha, as folhinhas novas do dente-de-leão combinam muito bem com as saladas, sendo que as mais velhas são duras e desagradáveis ao paladar. Das folhas e flores se faz um vinho, apreciado pelos amantes da comida muito simples e natural, e das raízes secas e trituradas é possível fazer uma bebida que lembra o café.






Na cosmética ajuda bem nos regimes de emagrecimento. Purifica o sangue e combate a celulite. Um chá forte clareias as sardas, e para se obter bons resultados deve ser misturado com cavalinha. Para espinhas também é considerado um super remédio. Compressas à noite e pela manhã deixarão a pele limpa e sedosa. Para completar o tratamento, use o chá desinfetante tipo calêndula e mantenha a pele escrupulosamente limpa.

No aspecto mágico seus usos também são numerosos: deve-se plantar dentes-de-leão na parte norte do jardim para que os ventos sejam sempre favoráveis. Para mandar uma mensagem para o seu amado é só soprar as sementes e visualizar a mensagem. Para adquirir incríveis poderes psíquicos é só tomar aquele "café" feito com as raízes, e para atrair os espíritos, coloque o mesmo café em um pote debaixo da cama.

1 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
Tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido
também o seu blog. Minhas saudações.
António Batalha.
Peregrino E Servo.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/