Sabe o tom escuro da casca de jabuticaba? Ele se deve a grandes concentrações de antocianina, um poderoso antioxidante neutralizador da ação dos radicais livres.
Na polpa, estão doses de ferro, fósforo, vitamina C e vitamina B3, que combatem a anemia, amenizam a fadiga, reforçam as defesas do organismo e facilitam a digestão, respectivamente
Tanto na casca quanto na polpa ainda está presente a pectina, uma fibra com o poder de regular as taxas de colesterol no sangue.
História....
Em São Paulo existe um município que leva o nome de Jaboticabal e ainda hoje, quando se diz fruita para um caipira paulista, ele logo pensa na jabuticaba.
O famoso naturalista Von Martius citou a jabuticaba como uma das melhores frutas do Brasil. A particularidade que mais encantava os cronistas da nossa terra era o fato de a jabuticaba apresentar imensa quantidade de frutos cobrindo-lhe o tronco e subindo por seus galhos.
Comestíveis em estado natural, as jabuticabas entram também no preparo de licores, vinhos ou vinagres, doces, etc....
Então aí vai uma receitinha deliciosa e muito saudável......
Geléia de Jabuticaba
- ½ kg de jabuticaba
- 1 kg de açúcar cristal
Modo de preparo
Lave as jabuticabas, tirando todos os cabos e folhas, e deixe escorrer numa peneira. Coloque as frutas em uma panela e amasse-as com as mãos para soltar o caldo. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até que as jabuticabas estejam bem esmagadas e tenham soltado bastante suco na panela. Desligue o fogo, deixe esfriar e passe por uma peneira fina, separando a massa da calda. Para cada litro dessa calda, adicione 1 kg de açúcar e misture até ficar homogêneo. Leve novamente ao fogo. Depois de alguns minutos, uma espuma branca deve aparecer na superfície da geléia. Com cuidado, use uma escumadeira para retirar a espuma e mantenha a geléia no fogo. Retire uma pequena porção da calda e coloque em um prato. Espere um minuto. Se a calda não escorrer, está no ponto. Desligue o fogo e despeje a geléia em um recipiente de vidro. Deixe amornar, tampe e guarde na geladeira.
0 comentários:
Postar um comentário