DOENÇAS DO ESTÔMAGO

"O estômago é a oficina onde se constrói a saúde e avida" (Miguel Cervantes)

Vou falar um pouco sobre o estômago, pois, muitas pessoas tem se queixado de problemas com este órgão de vital importância. Então vamos aprender como cuidar melhor dele.....


É de uma importância fundamental para todo organismo, que o estômago esteja funcionando bem.

Uma boa digestão depende de:

- Alimento bem combinado e em quantidade moderada.
- Temperatura certa no tubo digestivo, 37º centígrados.
- Boa mastigação e ensalivação.
- Bom trabalho do fígado e pâncreas.
- Bom funcionamento do estômago que elabora o suco gástrico.
- Boa assimilação e eliminação dos intestinos.
- A calma durante as refeições e o movimento moderado logo após a refeição.
Realmente, do estômago parte a energia para o organismo, mas se ele funciona mal, todo o corpo vai mal, pois fica desnutrido e sem resistência às doenças.

Há pessoas que não conseguem digerir bem uma fruta ou verdura crua e acham que o problema está nestes alimentos. Na verdade é o estômago dessas pessoas que não está em ordem.

Nutrição normal é a base da saúde e daqui resulta que qualquer doença tem como causa a má nutrição, a qual vai sempre acompanhada de afecção mais ou menos grave do estômago e intestinos.

Como a digestão elabora (fabrica) o sangue e este realiza as trocas orgânicas, substituindo os desgastes por material novo e são, não é possível obter nenhuma cura verdadeira sem melhorar e normalizar previamente a sua digestão. Resulta daqui que qualquer doente que normalize a sua digestão se curará.

Causas das doenças do estômago:

- "fora a predisposição, a causa de todos os males do estômago depende duma origem comum: vida desordenada e especialmente os enormes erros na alimentação desde que se deixa o peito materno".
- "Como é revelado pela íris (parte colorida dos olhos), toda a afecção estomacal é de natureza inflamatória, e congestiva, isto é, febril. Daqui se conclui que o tratamento das doenças do estômago é uniforme (igual): descongestionar as víceras">

Tratamento:

- para tratar os problemas estomacais, tais como: acidez do estômago, gastralgia, gastrite, catarro agudo ou crônico do estômago, azia, dispepsia ou má-digestão, dilatação do estômago, úlceras, etc...
Há portanto um tratamento fundamental:
- refrescar e descongestionar as víceras.

Como fazer?

- para isso, nada melhor que água, terra e alimentação certa.
- são especialmente eficientes os banhos genitais de 15 a 20 minutos e a lavagem do sangue feita diariamente e a fricção com água fria ao acordar.
- As cataplasmas de barro sobre o ventre (barriga) devem ser feitas diariamente sem falhar um dia, até ficar bom. Se não for possível fazer de dia, deve-se ao menos aplicar à noite.
- o jejum de 1 ou 2 dias ou mais é poderoso para desintoxicar o organismo e para normalizar a digestão.
- O alimento deve ser predominantemente cru, especialmente frutas, verduras e oleaginosas.

Plantas que combatem o mal estar do estômago:

Artemísia, Angélica, Altéia, Bardana, Camomila, Capim-Cidrão, Cardo Santo, Casaca de Anta, Gervão, Losna, Louro Preto, Macela, Manjerona,Ppoejo e Salvia.

Contra Afecções e dores:

Alfavaca, Aloes, Anil, Anis, Angélica, Artemísia, Bardana, Batatinha(suco), Camomila, Cardo Santo, Casca de Anta, Cerefólio, Cominho, Erva Canforeira, Erva Cidreira, Erva-Macaé(rubim), Erva da Vida, Esfregão, Espinheira Santa, Fruta do Conde, Feno Grego, Guaçatonga, Gengibre, Gervão, Funcho, Brotos de Goiabeira, Hera Terrestre, Hortelã, Jatobá, Limão, Louro Preto, Macela, Mamão, Manjerona, Mil em Rama, Paineira(casca), Pariparoba, Picão, Pita, Pitanga, Poejo, Pêssego (folha), Quebra Pedra, Pau Amargo, Arnica, Salvia, Sete Sangrias, Tansagem, Trevo Cheiroso, Videira (folha).

Algumas dicas para quem optar pelo jejum

Este é um assunto delicado e de muita importância.
O jejum para muitas pessoas parece algo contrário à Natureza, prejudicial.
Realmente para quem se criou numa mentalidade de consumo, de conforto e prazeres alimentares de toda espécie, a palavra jejum pode soar estranha.
Portanto para o homem moderno torna-se difícil fazer jejun, pois isso exige força de vontade e renúncia.
Mas, se todas as pessoas soubessem como é vantajoso e saudável um jejum bem orientado, certamente não haveria tantos doentes.

Jejum é a abstinência total ou parcial de alimentos por um certo período. É muito usado pela medicina naturista.
A Bíblia também recomenda o jejum para os cristãos, e Cristo mesmo deu o exemplo jejuando, e com isso saiu fortalecido.


Pode-se passar alguns dias tomando só suco de frutas e verduras, isto é ótimo. Isto chama-se jejum parcial. O jejum total ou absoluto é abster-se completamente de qualquer alimento mesmo de sucos, mas tomando apenas a água natural, esta nunca pode faltar. Existem jejuns sbreves e jejuns prolongados. Os jejuns breve, poucos dias, até uma semana, em geral podem ser praticados por qualquer pessoa, seguindo corretamente as instruções e prestando atenção sobre as contra indicações do jejum. Quanto aos jejuns prolongados sempre se deve fazê-los sob a orientação de um especialista num hospital ou clínica naturista.

Contra Indicações:

- Pessoa magra demais,
- Pessoa com câncer muito avançado
- Pessoa que tem úlcera com hemorragia de sangue
- Pessoa fraca demais e muito idosa
- Pessoa louca e com tuberculose pulmonar

Efeitos do jejum:

- Durante o jejum se desintoxica o organismo e limpa-se o sangue graças aos líquidos que se toma.
- O corpo fica mais forte após o jejum, com mais resistência contra inflamações e infecções
- Sente-se muito mais disposição, leveza e o raciocínio e a memória melhoram
- Desaparece o cansaço e o stress
- Dá mais disposição para o trabalho
- Ajuda a emagrecer os gordos e os magros engordam após o jejum
- Previne contra muitas doenças
- Abre o apetite e melhora a saúde geral do corpo
- Dá mais força de vontade

Então, vamos cuidar melhor do estômago, com critério e responsabilidade.....

DENTE DE LEÃO

Nome Científico: TARAXACUM OFFICINALIS


Plantinha tão desprezada em nosso país e com tantas qualidades, assim são as plantas quanto mais lemos mais nos surpreendemos.

Erva super nutritiva a um custo mínimo ou nulo - basta olhar para os campos e jardins à sua volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância.

As lendas nos contam que o dente-de-leão, esta plantinha que nasce entre a grama e nos buraquinhos das calçadas, formou-se da poeira deixada pela carruagem do Sol em suas andanças diárias, porque suas flores amarelas se abrem ao nascer do dia e se fecham ao cair da tarde.
Seu nome parece derivar da palavra grega Taraxos, que significa doença, e akos, que significa remédio. No século X já era usado pelos médicos árabes e no século XVI era um dos principais medicamentos das boticas na Inglaterra. No século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, era tão comum que quase todo mundo tinha ao menos uma muda num vaso. Depois caiu no esquecimento. No Brasil ainda é considerado uma erva daninha, e não passa pela cabela de ninguém plantar dentes-de-leão. De´pos da tiririca deve ser a praga mais detestada pelos jardineiros que não conhecem suas qualidades fantásticas. É ótimo companheiro das arvores frutíferas e um dia seu grande valor será reconhecido outra vez.

Na medicina

O fígado é o órgão que mais se beneficia desta planta, que o ajuda e estimula a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Excelente para uma cura primaveril, para limpar os excessos acumulados durante o Inverno.

A extraordinária popularidade do uso do dente-de-leão para fins medicinais está intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fígado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas científicas feitas um pouco por todo o mundo, mas principalmente na Alemanha, onde a planta é muito popular.

O dente-de-leão é também um poderoso diurético. O Journal of Planta Medica publicou resultados de uma pesquisa feita em 1974, confirmando que as folhas do dente-de-leão possuem uma ação diurética poderosa no corpo humano, ação esta estudada e confirmada em muitas outras pesquisas mais recentes. Tradicionalmente, os diuréticos provocam uma perda importante de potássio, o que não acontece com o dente-de-leão, uma vez que esta planta tem um altíssimo teor deste mineral na sua composição e atua nas células nervosas e musculares. Protege contra a pressão alta e derrame cerebral. Exerce papel essencial nos casos de contração muscular, condução nervosa e hipertensão. É benéfico no tratamento do câncer. O látex de sua haste, rico em vitamina A, é excelente para a visão.


Na cozinha, as folhinhas novas do dente-de-leão combinam muito bem com as saladas, sendo que as mais velhas são duras e desagradáveis ao paladar. Das folhas e flores se faz um vinho, apreciado pelos amantes da comida muito simples e natural, e das raízes secas e trituradas é possível fazer uma bebida que lembra o café.






Na cosmética ajuda bem nos regimes de emagrecimento. Purifica o sangue e combate a celulite. Um chá forte clareias as sardas, e para se obter bons resultados deve ser misturado com cavalinha. Para espinhas também é considerado um super remédio. Compressas à noite e pela manhã deixarão a pele limpa e sedosa. Para completar o tratamento, use o chá desinfetante tipo calêndula e mantenha a pele escrupulosamente limpa.

No aspecto mágico seus usos também são numerosos: deve-se plantar dentes-de-leão na parte norte do jardim para que os ventos sejam sempre favoráveis. Para mandar uma mensagem para o seu amado é só soprar as sementes e visualizar a mensagem. Para adquirir incríveis poderes psíquicos é só tomar aquele "café" feito com as raízes, e para atrair os espíritos, coloque o mesmo café em um pote debaixo da cama.

O PODER CURATIVO DA ÁGUA

Água é um santo remédio.


Muita gente tem morrido por falta de água pura. Milhares de inválidos vivos que são um peso morto para si e para os outros pensam que sua vida depende de tomar medicamentos das farmácias. Estão constantemente evitando o uso de água. No entanto, "luz, ar puro, água pura e dieta frugal é tudo o que necessitamos para sarar".

Tomar água é essencial. Claude Bernard, um grande fisiólogo do século XIX, decobriu que as células do corpo humano vivem em um líquido que chamou de "milieu interieur"(meio interno). Esse meio foi renomeado por Walter Cannon como "homeostasia", pois tal líquido mantém constantemente o ambiente adequado para os 70 bilhões de células do corpo humano.

Mas os benefícios da água não se restringem à parte interna. A hidroterapia tem variados recursos. Os mais utilizados, por resumirem os bennefícios de outros e pela simplicidade de aplicação, são os banhos, fricções, compressas e clisteres (lavagem intestinal).

BANHOS NOS PÉS


FRIO:
Indicações: Serva para "chamar" o sangue para os pés. É bom em casos de insônia.

Num balde com água fria, coloque os pés (com água até a altura da barriga da perna). Esse banho não deve demorar mais que 3 minutos.


QUENTE:

Indicações: é usado simplesmente para aquecer os pés ou para auxiliar no emprego de ourtros recursos hidroterápicos em casos graves de doenças do cérebro. Todo pedilúvio quente é mais eficaz com chás de plantas curativas no lugar da água.

Para doenças locais, isto é, doenças no pé (tumores, supurações, gota), pode-se usar chá de alfafa ou feno.

Para dores de cabeça, utilize água quente com sal e cinza (um punhado de sal, 2 de cinza vegetal)

Todo pedilúvio quente deve terminar com uma ducha de água fria rápida nos pés. Isso só não é aconselhado nos banhos de pés para atraso de menstruação e quando se usar sal e cinza na água, pois a água fria faz o sangue voltar para as regiões superiores.

Bom por hoje vamos ficar nos banhos de pés, porém, os banhos têm uma variedade enorme, tais como, de Tronco, Imersão, de Vapor, Genitais, Ouvido, etc....

Apenas não esqueçam que a água é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Então beba água de seis a oito copos por dia.



ERVAS CURAM DOENÇAS???? RINITES ALÉRGICAS!


O conhecimento das Leis naturais permite compreender que a doença não é um mal ou engano do organismo. Não é um erro da Natureza que exige a ação de especialistas lutando para consertar.

É, sim, o resultado de condições criadas quando os genes não são levados em conta. É o resultado de contrariar as necessidades naturais do organismo, oferecendo-lhe cada dia o que não pede.

Doença não é uma coisa que vem de fora, e sim o esforço da Natureza para ordenar a situação ou conviver com a desarmonia. É o desespero do gene: "O que voce está fazendo comigo?"

Esse trabalho é um processo biológico tentando solucionar a situação adversa, criada pela falta de respeito às necessidades naturais do organismo.

Exemplo muito comum são pessoas que sofrem de renite alérgica:

As pessoas que trabalham e estudam, não têm tempo para exercícios, nem para refeições regulares. Costumam comer alimentos altamente formadores de muco: sanduíches, refrigerantes e doces de confeitaria.


Para essas pessoas, injeções, pastilhas e vacinas são os recurso para combater o mal. Procuram enganar o organismo com o intuito de condicionar suas células para o que não lhes é natural. Não sabem que o organismo jamais será enganado. Está escrito nos genes o que nenhuma vacina poderá apagar.




A finalidade da doença é libertar o corpo de uma situação adversa, defendê-lo de agressões maiores, limpar o organismo.Muitos pensam que o papel das ervas, dos banhos e dos emplastos é substituir injeções, comprimidos ou qualquer outro recurso do sistema alopata. Mas os agentes naturais não armas para afugentar inimigos. Representam, sim, condições que facilitam o esforço do organismo e o desempenho das células .

Sendo assim, não vou usar emplastos de carvão vegetal, como usaria a sulfa, para destruir a doença. Antes, tentarei socorrer o organismo, oferecendo o emplasto como uma resposta que facilitaria o seu trabalho.

Não vou usar salada de cenoura como usaria antibióticos. Ofereço salada de cenoura esperando que as vitaminas, sais minerais, enzimas e água cerquem as células de condições para a normalidade se instalar, nutrindo, reconstituindo, fortalecendo. A salada não irá lutar contra micróbios, vírus ou doença. Irá nutrir células, dar-lhes condições de vencer qualquer inimigo.

Devo pensar na célula, na estrutura única capaz de gerar outra estrutura e ordenar a normalidade. O trabalho do organismo é que destrói a doença: a febre indica esse esforço, esse trabalho do organismo. Quando a temperatura se eleva, o sistema de defesa é ativado para combater o mal. Voce, então, trabalha com a febre. Refresca a cabeça, aquece os pés, ajufa o corpo a expandir o calor por igual, usando os envoltórios, os banhos, as fricções.

CONCLUSÃO:

A cura não vem de fora; é um processo que o próprio organismo realiza. O homem não cura. A droga e o chá não curam. Apenas podemos ajudar o organismo no seu processo de curar. Células é que geram células.

Remédio que tiram a dor ou o desconforto não curam o que está provocando essas reações.

FERRAMENTAS QUE AUXILIAM O ORGANISMOS NO COMBATE ÀS RENITES:

- Erva de São João (sumo e chá)
- Óleo de eucalipto (sobretudo para a rinite alérgica)
- Alfazema
- Unha de gato
- Melissa
- Hortelã
- Gengibre
- Capim limão
- Canela
- Folhas de Laranha


OBRIGADA LEITORES AMIGOS.

CENOURA

Nome Científico: Daucus Carota L.

As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.

Observação muito importante:

Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.

É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.

Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.

O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.

RECEITA BOLO DE CENOURA

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 2 xícaras de cenouras picadas (crua)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo :

Bater no liqüidificador os 3 primeiros ingredientes, depois misturar em uma bacia
com os demais ingredientes.

Cobertura:

2 colheres de sopa bem cheias de margarina
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de chocolate em po
2 colheres de sopa de leite quente
Bater até ficar cremoso e espalhar sobre o bolo ainda quente. (facílimo de fazer e delicioso)



GUACO

Guaco, o bom do inverno

Nome Científico:
Mikania glomerata




O uso do guaco como planta medicinal é muito antigo. Em 1870, chegou a ser criado um produto preparado com hastes e folhas da planta - era o Opopeldo de Guaco que durante décadas foi considerado um "santo remédio" contra bronquite, tosse e reumatismo.

Cientificamente já está provado que o guaco apresenta propriedades medicinais expectorantes e broncodilatadoras, sendo indicado no combate à tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros sintomas associados à gripes e resfriados. Popularmente, o guaco continua sendo usado para tratar reumatismo, infecções intestinais e cicatrizar ferimentos.

Pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram os efeitos do guaco contra câncer, úlcera e afecção por microorganismos, além de prevenção de cárie e da placa bacteriana dos dentes.




















Agora vejam isso, pena que não funcione em todos os postos do SUS.....

Ministério da Saúde elabora lista de plantas medicinais que poderão ser utilizadas pelo SUS

A partir de 2009, o SUS pretende ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. Atualmente, são oferecidos fitoterápicos derivados de espinheira santa, para gastrites e úlceras, e de guaco, para tosses e gripes.



Bebida Quente com guaco

queimar as folhas e talos do guaco com açucar depois despeje leite e deixe ferver.
além de ficar uma delícia voce dorme feito um anjinho!


AGRIÃO

NASTURTIUM OFFICINALE


O agrião é um dos produtos mais eficientes para manter a beleza natural e redobrar a energia. O vegetal possui elementos que auxiliam no combate ao câncer, agem na melhora do funcionamento do fígado e previnem a perda da memória.

Altamente benéfico, o agrião aumenta a imunidade, mantendo a juventude. O agrião é rico em vitamina C, que ajuda na regeneração das células epiteliais, melhora o funcionamento do fígado e aumenta a imunidade do organismo. Também é fonte de fenetil de isocianato, elemento químico que combate as células cancerígenas. O agrião contém ainda iodo essencial para o bom funcionamento da tireóide, e vitamina B6, que previne a perda da memória. É digestivo, pois estimula a vesícula a liberar a bile, que atua no processamento das gorduras.

O agrião combate o ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.

Receita deliciosa de BOLO DE AGRIÃO:

Ingredientes

1/2 maço de agrião
4 gemas
150ml de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
4 claras em neve
1 colher (sopa) de fermento

Modo de Preparo
Bater no liquidificador o agrião, o óleo e as gemas até obter um creme.
Passar esse creme para uma tigela, acrescentar o açúcar, a farinha de trigo misturando bem.
Acrescente as claras em neve misturando delicadamente e por último o fermento.

Assem em forno pré aquecido 180 graus por 30 minutos.


O suco, adoçado com mel, dá um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda a sorte de enfermidades catarrais.

Preparar uma loção, misturando 50 grs de suco de agrião e 10 grs de essência de amêndoas amargas é ótimo para a pele (avermelhamento devido ao vento ou ao sol)

Para cravos e espinhas : Misturar 50 grs do suco de agrião com 20 grs de mel e aplicar no local afetado.