BANHOS

Já conversamos sobre várias plantas e seus vários usos no intuito de melhorar a qualidade de vida, plantas usadas em forma de chás, seu uso medicinal, cosmético e também o aspecto mágico, bem hoje vou falar um pouco da importância dos banhos para resolver alguns probleminhas...




BANHOS TERAPÊUTICOS
Utilizado na milenar cultura oriental, o banho é uma excelente ideia para desintoxicação e relaxamento, além de um efetivo auxílio no tratamento da TPM, alívio das dores provocadas pelo estresse da vida moderna, além de ser uma comprovada ferramenta no tratamento preventivo contra o envelhecimento.
É mundialmente praticada a hidroterapia (cura pela água), principalmente no que se refere a banhos. Alguns nomes se tornaram famosos quanto ao uso adequado da água, e obtiveram ótimos resultados no tratamento das doenças, Sebastião Kneipp, Louis Kuhne e Just na Alemanha, Vicente Priesnitz na Áustria, são alguns....
A água aplicada ao corpo humano, provoca três tipos de reações:
- Circulatória - influi na circulação do sangue
- Nervosa - desperta a atividade dos nervos ou acalma os mesmos
- Térmica - modifica a temperatura do corpo, esfria ou esquenta
Um banho frio - provoca calor na pele, porque empurra o sangue para dentro do corpo, e logo o sangue volta com bastante calor interno para esquentar a superfície do corpo que havia esfriado.
Um banho quente - provoca frio na pele, refresca a pele. Aqui está a explicação porque tantas pessoas engripam facilmente.
Com a pele fria após o banho quente, basta um pouco de ar frio, uma correnteza de ar ao sairmos do banho, e ficamos resfriados, pois a pele não tinha calor suficiente, para enfrentar o frio. Resfriado, gripe é sinal de desequilíbrio de temperatura, isto é, a temperatura interna do corpo é maior do que a externa.
Por isso mesmo os banhos frios são indicados para evitar e combater os resfriados e gripes, e são ótimos para a saúde, combatem muitas doenças.
Ora, vamos refletir um pouco, os índios selvagens jamais têm uma gripe ou resfriado, porque eles só tomam banho frio e assim esquentam a pele após o banho.
A água fria provoca primeiro uma contração, e depois uma dilatação dos vasos sanguíneos na superfície do corpo. Quando se contraem o corpo não perde tanto calor e o sangue é empurrado para dentro. Logo em seguida os vasos sanguíneos se dilatam, isto é, se abrem e o calor é empurrado para a superfície.
Uma dica: sempre quando terminar de tomar banho, ponha o chuveiro no frio, entre embaixo da água fria por 1 ou 2 minutos, com isso voce evita golpes de ar e assim resfriados....
É importante saber que:
- deve-se estar com o corpo sempre quente antes de tomar um banho frio, nunca entrar na água fria sem antes se aquecer, para isso basta fazer alguma ginástica.
- o banho frio deve ser bem rápido, meio minuto ou um minuto.
- se a pessoa sofre de problemas cardíacos deve sempre entrar na água fria aos poucos, molhando primeiro os pés e não a cabeça.
- o banho frio deve ser tomado sempre longe das refeições.
O principais efeitos da água fria:
- desperta atividade funcional do organismo.
- mediante a reação térmica, puxa para a superfície do corpo a congestão das suas vísceras que é febre destrutiva.
- porque favorece pelos poros a expulsão das impurezas do sangue.
Choques de água fria, feitos corretamente durante dias seguidos curam gripes, sinusite, bronquites, tosses e infinidade de problemas.
....Agora que voce já sabe, desfrute dos efeitos dos banhos frios, mais a conversa não para por aqui não....
Os brasileiros mesclaram um pouco de cada cultura e incrementaram outros elementos com o objetivo de criar um clima mais místico. Além dos óleos essenciais, ervas, flores, folhas, cascas, frutas, chás, leite, vinho, mel e sais adicionados à água do banho, também são utilizados incensos, velas e ervas aromáticas, cristais e luzes coloridas e música suave para meditação, tornando o ambiente mais harmonioso. A água quente sobre o corpo totalmente imerso (acrescentado com aromas, cores e textura dos ingredientes); incrementado com elementos externos dando um toque exótico... Formam um ambiente acolhedor que auxilia na terapia, criando harmonia entre: corpo, mente, sensações e emoções.

ISSO NÃO É UMA DELÍCIA?????

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o seu post sobre banhos, fui no Spa Otris e sai renovada depois de um banho com água quente e ervas, isso faz toda diferença para começar bem o mês. Se você quiser, dá uma olhada no blog deles falando também sobre os banhos terapêuticos.
 
http://blog.otris.com.br/?p=74

Unknown disse...

Sofri por toda a minha infância com as crises sufocantes de asma. Passei por vários tratamentos homeopáticos e farmacêuticos que apenas aliviavam os sintomas. Porém, a prática de atividade física e o uso contínuo de BANHO GELADO (adotado como uma alternativa por um médico) foram os únicos meios que me livraram de vez desse mau absoluto. Hoje, indico pra todas as pessoas do mundo que atv física e banho gelado são sem sombra de dúvidas os melhores remédios contra asma, bronquites, resfriados, gripes e etc.