ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleos essenciais não são exatamente óleos e sim líquidos oleosos, mais leves do que a água, e com aroma e sabor muito acentudados. São sensíveis à luz, muito voláteis e sinsolúveis na água, dissolvendo-se bem no álcool e em óleos vegetais.


A aromaterapia tem como matéria-prima básica o óleo essencial. Como já foi dito, é a alma da planta e o responsável por seu princípio curativo. É extremamente forte, por isso precisa ser diluído em um óleo vegetal para poder ser usado sem perigo em tratamentos com massagens.




Suas conotações mágicas seguem o mesmo princípio. Quando se volatilizam atraem as forças do bem ou do mal através de seu perfume.


As plantas não possuem um sistema locomotor para fugir de seus predadores e inimigos. Os inimigos naturais das plantas são muitos: fungos, bactérias, insetos e etc. Nelas existem defesas físicas como os espinhos, mas também defesas químicas, que são chamadas de metabólitos secundários. Um desses metabólitos é o óleo essencial, que além de colaborar na proteção, também favorece a polinização. O Óleo Essencial tem uma composição complexa, podendo conter mais de 400 componentes. A composição desses pode variar quando também variarem as condições externas. O clima, altitude e a composição do solo influenciam no teor dos compostos do Óleo Essencial.


ÓLEOS ESSENCIAIS são presentes da natureza, que é a doadora dos mais valiosos ingredientes para a vida. Para enxergarmos esses presentes, devemos olhar com os olhos da criança e o respeito do sábio. Os óleos essenciais são cada vez mais procurados para a saúde e a beleza, auxiliando na cura de doenças, cicatrização de ferimentos e também no equilíbrio do corpo e da alma.


Então temos uma lista de simbologia:





Óleo de amendoas .......................... prosperidade

Óleo de flor de maçã ...................... felicidade

Óleo de manjerona ......................... harmonia

Óleo de cravo .................................. poder

Óleo de eucalipto ............................ saúde

Óleo de cipreste .............................. bênção

Óleo de jasmim ............................... mistérios da noite

Óleo de lavanda .............................. rituais purificadores

Óleo de erva cidreira ..................... poderes psiquicos

Óleo de magnólia ............................ meditação

Óleo de rosa .................................... amor



agora uma receitinha de óleo de arruda....






Coloque vários ramos da erva num vidro de boca larga, bem limpo, e cubra tudo com óleo vegetal de boa qualidade e de pouco aroma (milho ou arroz). Todos os dias coloque o vidro no sol e depois de nove dias todo o aroma da planta terá passado para o óleo. Coe e está pronto para ser usado.


.......para acabar com a negatividade, molhe um raminho fresco de arruda no óleo e use como proteção. Nalua minguante ponha nove gotas no banho durante nove noites seguidas e quebre o mau-olhado para sempre. Adicione à água um pouquinho de sal marinho.



Legal.....parece bem divertido....

1 comentários:

Didipg disse...

Boa tarde pessoal!

Também escrevo para informá-los sobre a QUINARÍ, uma empresa que dispõe de uma enorme variedade de óleos essenciais. São mais de 50 tipos, todos 100% puros e de ótima procedência. A QUINARÍ é referência nacional neste segmento! Afinal, vende seus óleos para todo o Brasil há anos através de sua loja virtual – bem elaborada e de fácil navegação! Visite-os:

www.quinari.com.br
(Categoria Óleos Essenciais)

Sempre compro meus óleos lá!
Ah, eles também vendem diversos tipos de óleos carreadores!
Entregam em sua casa...em qualquer lugar do Brasil!

Abraços