ROSA

A Rosa é a rainha das flores! não só das flores, dos apaixonados e dos poetas, mas também e sobretudo dos botânicos, dos químicos, dos fitoterapeutas e de todos os que estudam seus fantásticos poderes, sendo a beleza apenas a mais visível e o aroma a mais sensível de suas qualidades inacreditáveis. A rosas que nos interessam aqui são as primitivas, das quais se originam todos os milhares de tipos existentes e que se multiplicam a cada ano.


A lenda conta que no princípio todas as rosas eram brancas. Quando Vênus e Adônis brigaram, as lágrimas de Vênus caíram sobre alguns botões, que desde então ficaram vermelhos. As rosas são o símbolo do amor e da paz apesar de terem sido tão usadas nos estandartes de guerra.

É impossível precisar quando as rosas começaram a ser usadas como ornamento e medicamento, mas os gregos e romanos sem dúvida faziam coroas, remédios e perfumavam seus banhos com suas pétalas. Parece que o óleo de rosas foi descoberto na Pérsia por acaso, na festa de casamento de uma princesa. O rei mandou cavar um canal em volta do palácio e o encheu com água coberta de pétalas de rosa. O calor do sol fez o óleo aparecer em forma de uma delicada espuma. Logo foi observado o aroma delicioso, e a produção de óleo de rosas começou praticamente naquele dia.

O óleo de rosas, além de seu perfume extraordinário, é o mais anti-séptico de todos os óleos essenciais e também o mais antialérgico.

O uso das rosas na cosmética mundial é praticamente ilimitado. Todos conhecem as águas de rosas, os perfumes, sabonetes, pot-pourris etc. Quando pensamos em conservar a juventude com a ajuda das plantas, nos ocorre automaticamente a saúde, e é aí que as rosas nos surpreendem, pois não costumamos pensar em rosas como um medicamento, mas suas qualidades são tão fantásticas que atuam de forma tríplice no sistema vascular, digestivo e nervoso. Melhora a circulação, limpando veias e capilares e tonificando o coração. Na parte digestiva, aumenta o fluxo da bílis, fortalecendo o estômago e estimulando os intestinos, e na área neurológica é considerada antidepressiva e um calmante poderoso.



A Rosa e a beleza feminina sempre caminharam juntas, no Oriente e no Ocidente. Ao lado das canções e dos poemas, podemos juntar o lado prático, como a água de rosas para a limpeza da pele, especialmente para acabar com cravos e espinhas. Para os olhos, todos conhecemos o poder de um chá feito de pétalas de rosa (especialmente as brancas). E , por falar em brancas, quero lembrar outro uso que considero incrível. As pétalas colocadas em lugares estratégicos da casa acabam com todos os insetos, especialmente as pulgas. Debaixo do colchão do cachorrinho é uma verdadeira benção.

Aqui vai uma receita de água de rosas:

2 xícaras de água destilada

1/2 xícara de álcool de cereais

1/2 xícara de pétalas de rosas

No começo, as cores das pétalas mostrarão seus coloridos, mas aos poucos o tom vai ficando igual para todas; um conhaque que o tempo vai tornando cada vez mais forte e concentrado e que deverá ser diluído para ser usado na pele.

As rosas sempre estiveram presentes nos preparados mágicos, associados ao amor e à emoção. Água de rosas no banho, pétalas de rosas sobre carvão e óleo, buquês de rosas sem espinhos em vasos de prata são usos milenares em todas as culturas.

As rosas no jardim atraem as fadas e, se as mudas forem roubadas, parece que os duendes fazem suas casas sob as raízes e protegem a família.

0 comentários: