SOL

Sem ele não existe vida vegetal nem animal sobre o nosso planeta.







Com razão ele chamado o astro-rei. Podemos até dizer que toda energia que o corpo recebe da água, do ar, dos alimentos e da terra vem do sol. Estes elementos acumularam energia solar e se tornam em nós energia de vida. Por isso a luz do sol é considerada por alguns autores como o melhor remédio para curar doenças, e um ditado popular se expressa assim: "Onde não entra o sol, entra o médico".



Um doente que sempre fica trancado no quarto, na sombra portanto, custa muito mais a recuperar a saúde do que aquele que apanha sol. A luz do sol é um calmante e fortificante dos nervos e da pele, faz circular melhor o sangue, combate a anemia e raquitismo, purifica o sangue pelo suor que provoca, auxilia a digestão, ajuda a combater gripes e resfriados, reumatismos, abre o apetite e facilita a digestão, etc.....



A cura pelo sol chama-se hélioterapia. Também graças a presença dos raios solares, nós elaboramos na nossa pele a vitamina D. Muito importantes são os banhos de sol, isto o agricultor faz quase todos os dias trabalhando na lavoura exposto ao sol. Mas nas cidades muitas pessoas, vivem sempre nos escritórios, salas de aula, lojas e não apanham sol suficiente para terem boa saúde.



O índio selvagem que anda nú tem o corpo inteiro exposto ao sol por isso goza de muita saúde. Nós podemos e devemos expor às vezes o corpo inteiro ao sol, pois este contribui para curar toda espécie de doença aguda e doença cronica. Também as roupas de cama devem apanhar sol, isso mata quantidade de micróbios. Até os colchões antigamente eram expostos ao sol.



Banho de sol tem a finalidade principal de estimular uma vitamina, existente na pele, através dos raios ultravioleta, transformando-a em vitamina D. Essa vitamina participa no aproveitamento do fósforo e cálcio, possibilitando adequado crescimento dos ossos, prevenindo uma doença chamada raquitismo. O raquitismo é uma doença que causa deformidades ósseas.



O sol é taxado como um vilão para a saúde e de fato é perigoso, quando tem ação prolongada sobre a pele pode levar ao temido câncer de pele. O que não se pode confundir é um Banho de sol de qualidade com uma insolação.



Mas o que tem de tão especial nesta ação? É justamente a vitamina D presente nos raios solares que está envolvida em diversas funções corporais, como a atividade imunológica, fortalecimento de ossos, desenvolvimento embrionário, inibidor de câncer, entre outras. Ela se faz presente também em alimentos como o salmão, por exemplo, nesta forma fica difícil seu consumo, já que ninguém come este peixe todo dia. Mas no caso do sol, a vitamina é gratuita e está disponível diariamente para quem quiser.



Desfrute do banho de sol nos horários adequados, não é preciso ficar exposto(a) por muito tempo, quinze minutinhos por dia já dá um excelente resultado, inclusive pra melhorar o humor, os Sol é também sinonimo de alegria....então aproveite.......



0 comentários: