MARACUJÁ

Tradicionalmente, o maracujá vem sendo utilizado para combater a ansiedade, tensão nervosa, agitação e insônia.


O maracujá chegou no mercado também com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb.
Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas.


PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Diurético, depurativo, sedativo, antiinflamatório, calmante, antitérmico, vermífugo, antiespasmódico.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Dores de cabeça de origem nervosa, perturbações nervosa da menopausa, insônia, taquicardia nervosa, doenças espasmódicas, nevralgias.
- infusão das folhas: alcoolismo crônico, ansiedade, asma, calmante, cólica, coqueluche, convulsão infantil, crises nervosas e neurastênicas, desinteria, diarréia, diurético, erisipelas, espasmos, excitação nervosa, fadiga e espasmos musculares (devido à tensão nervosa), histerismo, inquietação, menopausa, nervosismo, neurastenia, nevralgias, pressão alta e tosses de origem nervosa, stress, tétano, tosse, úlceras;
- sementes, cruas e secas: anti-helmíntica.

Parte utilizada do Maracujá Passiflora: folhas, flores, frutos, sementes


Para relaxar uma delicia de MOUSSE DE MARACUJÁ


INGREDIENTES:


3 MARACUJÁS

1 LATA DE LEITE CONDENSADO

1 LATA DE CREME DE LEITE

1 CAIXA DE GELATINA DE MARACUJÁ


MODO DE PREPARO:


BATER 2 MARACUJÁS NO LIQUIDIFICADOR, COAR E RESERVAR.

DISSOLVER A GELATINA COM ½ XÍCARA DE ÁGUA FERVENTE (NO LIQUIDIFICADOR), ACRESCENTAR O LEITE CONDENSADO E O CREME DE LEITE. BATER BEM, COLOCAR NO RECIPIENTE E DECORAR COM A POLPA DE 1 MARACUJÁ.



0 comentários: