URTIGA?

Sim, isso mesmo, planta aparentemente assustadora, mas não é nada disso.....


Esta é uma erva que tenho certeza de que todos conhecem, mas que dificilmente apreciam ou reconhecem as virtudes. A urtiga é sempre lembrada como a erva venenosa que irrita a pele com seu ácido fórmico e suas enzimas parecidas com o veneno das serpentes. Culpeper dizia que era a única erva que se podia encontrar na escuridão......somente pelo toque.
A lenda nos conta que os legionários romanos usavam a urtiga como "cobertor". Nas longas noites geladas de suas batalhas nas Ilhas Britânicas costumavam esfregar a erva no corpo para ficarem aquecidos. Tambem teria sido usada como afrodisíaco, num tratamento considerado heróico: uma massagem com ramos de urtiga fazia um homem recuperar a virilidade perdida. Nunca saberemos se estas histórias são verdadeiras, mas é exatamente neste líquido abrasivo que está seu grande valor.
Riquíssima em vitamina C e elementos metálicos, como fero e magnésio, a urtiga é diurética e antiadiarréica. Faz parar as hemorragias de todos os tipos, especialmente as nasais. É reconstituinte, aumenta o leite das mulheres e regulariza as regras. Foi muito usada como remédio infalível para acabar com a incontinência urinária das crianças, e, em gargarejos, cura todas as infecções da boca e as aftas. É um estimulante fantástico do aparelho digestivo, do fígado e do pâncreas e deveria ser considerada a melhor amiga dos artríticos e reumáticos, porque alivia as dores e descongestiona as articulações.
Propriedades Medicinais: Adstrigente, anti-radicais livres, anti-seborréica, anti-séptica, antiescorbútica, antioxidante, bactericída, depurativa, estimulante, hemostática, hipoglicêmica, revitalizante, tônica, vasoconstritora, tonificante capilar.
Indicações: ácido úrico, anemia, asma, brônquicos, buco-faríngeas ( infecções), cabelos (caspa, crescimento, opacos, queda), ciática, complemento alimentar, circulação, cravos, depuração do sangue, diabete, diarreia, digestão, dor reumática, espinhas, ferida, gota, hemorragia, manchas, pele (feridas, irritação pós-sol, queimadura, sardas, tecidos danificados, úlceras), próstata (hiperplasia benigna), problemas urinários, reumatismo gotoso, úlcera, etc..
Mode de usar:
chá pela infusão das folhas 3 vezes ao dia
Suco fresco 100 a 125 gramas por dia
tintura extraída em alcool 45 graus 2 a 6 ml tres vezes ao dia
Na culinária também aparece com uma importância nada desprezível: seu valor alimentício é tão grande quanto o do espinafre e todas as outras folhas ricas em ferro. Também se usa a urtiga para coalhar o leite, e o queijo resultante é de excelente qualidade.
Na parte cosmética a urtiga é uma erva maravilhosa para a pele e os cabelos. Juntar um chá bem forte à água do banho estimula a circulação e deixa a pele sedosa.
Uma máscara de urtiga:
coloque as folhas picadas com um pouco de água numa panelinha esmaltada e deixe ferver em fogo baixo por alguns minutos, rejuvenesce e clareia a pele.
Não poderia terminar sem dizer que na parte mágica a urtiga também é importante: folhas atiradas ao fogo afastam os perigos e usadas como amuleto acabam com a negatividade. Os espiritualistas mexicanos garantem que o banho de urtigas é o mais purificador de todos, e uma crença muito antiga diz que um ramo de urtigas debaixo da cama faz com que o doente se recupere mais depressa.

4 comentários:

Halana Oliveira disse...

Acheia a materia muito boa, porém não encontro a folha de urtiga, aonde posso compra-la?

Ana disse...

Em Aracaju na chácara do meu irmão tem de monte, todas as vezes que ele vai lá volta cheio de urtigas,

Ana disse...

Na chácara do meu irmão em Aracaju tem de monte, todas as vezes que ele vai lá volta todo cheio de carocss de urtigas.E é um sufoco para curar.

Williw disse...

Oie. Não sei onde moras mais no meu tereno em Indaial SC tenho. Só vir buscar. Na verdade no Brasil tem em muitos lugares. Pregunta pra vizinhança