TERRA

A terra, como diz M. Lezaeta Acharan "refresca, desinflama, descongestiona, purifica, cicatriza, absorve e acalma, é um laboratório de vida e jamais nos prejudicará a terra pura".

Os índios utilizavam muito a terra como medicamento. Quando são picados por uma cobra venenosa ou ferroados por uma abelha ou vespa, poem terra úmida ou barro sobre o ferimento e o que acontece: sai o veneno, não incha e a dor é eliminada em poucos instantes.

A Argila, pode ser usada para curar inflamações do útero, úlceras e gastrites, eczemas, erisipela, febres internas e externas, infecções, prisão de ventre, doenças dos nervos, picadas venenosas, cólicas dos rins, fígado e vesícula, queimaduras, cortes e feridas, fraturas e contusões, hemorragias, acnes ou espinhas, hemorróidas, pele, verrugas, vermes, olhos, dentes, hérnias de disco, varizes, ciática, congestão, enxaquecas, etc......


Formada pela alteração de certas rochas, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens.



Além de usar na forma de cataplasmas podemos também usá-la internamente, tomando-a pela boca em pequenas quantidades. Crianças muitas vezes comem terra porque seu organismo sente falta de vitaminas e principalmente ferro. Geralmente essas crianças acabam se contaminando de todo tipo de impurezas e parasitas porque comem terra superficial. A terra pura não tem estes inconvenientes porque nunca traz complicações assim.

Modo de usar: pode-se usar a argila fazendo pequenas pelotinhas e engulir ou misturar uma colher de chá cheia de argila num copo de água e tomar em jejum ou ao deitar ou mesmo meia hora antes das refeições.
Que efeito isso faz:

- A terra é bactericida, isto é, mata bactérias, elimina células estragadas e forma outras novas.

- Cicatriza inflamações internas, e combate a disenteria.

- Cura a prisão de ventre.

- Purifica e enriquece o sangue.

- Cura anemia aumentando rapidamente os glóbulos vermelhos do sangue, conforme testes realizados em laboratório. Isto talvez se explique devido à composição da argila que se compõem de ferro, manganês, alumínio, cálcio, sódio, potássio, sílica, cal.

- Fortifica os órgãos internos, desperta forças vitais, sem ser um excitante.

- Acaba com os parasitas e micróbios patógenos (portadores de doenças).

- Elimina vermes, etc.....

Outro uso interessante é na cozinha:

Também as panelas, frigideiras, garfos, colheres, facas que usamos na cozinha são importantes para a saúde. Frequentemente lemos ou ouvimos notícias de grupos inteiros que se intoxicaram numa festa ou restaurante comendo maionese que permaneceu muito tempo em panela ou bacia de alumínio. Realmente o alumínio larga um produto tóxico que se chama hidróxido de fosfato de alumínio, muito prejudicial à saúde. O cobre também deve ser evitado como utensílio na alimentação. Usar então utensílios de que? de esmalte, ferro, pedra, barro, pirex, vidro e menos aconselhados os de aço inoxidável.

Quanto aos talheres os orientais como os japoneses e chineses, usam colheres e garfos de madeira ou palitos de madeira, estes sim são muito recomendados.

Para comprovar que o alumínio larga um produto estranho, basta cozinhar um chá de qualquer erva numa panela de alumínio e deixar uma noite toda em repouso dentro dessa mesma panela. De manhã o chá estará escuro e se agitarmos perceberemos que há algo estranho depositado no fundo da panela. Isto é o hidróxido de fosfato de alumínio. Este mais cedo ou mais tarde vai prejudicar nosso organismo. As frigideiras deveriam ser abolidas de nossa cozinha, porque os alimentos fritos, devido às gorduras em alta temperatura serem prejudiciais e de difícil digestão.


Para que o tratamento com argila dê melhores resultados é importante cuidar também com a alimentação o mais natural possível. Além disso há plantas que auxiliam muito o trabalho da argila no caso em especial de infecções como é o caso do chá de sabugueiro, de buxo, o suco de limão, etc.....



0 comentários: